Guestpost – Meteorologia e Pesca



Samantha

Normalmente minha vida é assim: eu conheço pessoas incomuns e muito engraçadas. Que me apresentam para outras pessoas incomuns e engraçadas. Recentemente, conheci pelo Facebook o Renato Banzai. Ele é amigo do Vlamir Jr, um amigo meteorologista que se formou na mesma turma que eu. O Vlamir vocês já conhecem, ele escreveu dois guestposts: um sobre observação do Sol e outro sobre mergulho. E talvez os leitores mais assíduos lembrem-se do Banzai. Eu quase morri de rir quando ele fez este comentário

Um dos hobbies do Banzai é a pesca. Ele é um dos autores do FishingStories, blog sobre pesca e sobre histórias de pescador. Acho que ele gosta de pescar desde sempre, o que pode ser comprovado nesse post

Pedi ao Banzai que escrevesse um post sobre Meteorologia e Pesca. Eu nem editei o texto, porque achei tão amigável que valia a pena ser colocado aqui na íntegra.

Muito obrigada, Renato.

E quem gosta de pescaria, deve conferir o FishingStories.
Olá pessoal! É uma honra escrever para um público diferente sobre a pesca amadora e esportiva do Brasil. Mantenho um site especializado e sou aficcionado por pesca, vida selvagem, o contato com a natureza em geral. Mas o que pesca tem a ver com meteorologia? Por que estou escrevendo nesse blog? Qual o significado da vida? Setembro chove?

Vamos as respostas:

Mas o que pesca tem a ver com meteorologia?

Pesca tem muito a ver com a meteorologia, especialmente se o pescador tem interesse em ter um bom e saudável dia de pesca. Por ser uma atividade outdoor, as condições do tempo influenciam em decisões comuns a todos: como que roupa vestir, qual melhor tipo de alimento levar, até às mais específicas: qual peixe pescar, que isca utilizar, em qual momento do dia buscar determinado peixe, quanto de combustível será necessário para o barco.

Por que estou escrevendo nesse blog?

Estou escrevendo no Meteorópole por conta de um convite da querida dona dele: Samantha, que se interessou pelo modo que os pescadores usam as previsões meteorológicas e me sugeriu escrever um post sobre isso.

Reforçando a minha afirmação de que a meteorologia é muito importante para a pesca, posso citar algumas vezes em que cheguei para pescar e nosso amigo tempo destruiu as chances do dia ser bom e a partir disso, passei a prestar atenção em fatores que costumam sair nas previsões, dentre eles os principais são:

Vento

Barco pesqueiro, que navegava sobre águas sul coreanas durante a tormenta causada pelo Tufão Bolaven. Fonte: Belfast Telegrapgh
Barco pesqueiro, que navegava sobre águas sul coreanas durante a tormenta causada pelo Tufão Bolaven. Fonte: Belfast Telegrapgh

Leia sobre a imagem acima aqui.

É o principal fator a ser observado, as vezes a partir dele podemos ter ideia do restante dos fatores sem ao menos consultá-los. Vento forte pode atrapalhar a navegação e até mesmo comprometer a segurança da embarcação em locais mais abertos. O mais simples a fazer é fugir dele, em dias de pouco vento aproveitar para pescar em locais mais abertos e em dias de muito vento, pescar em locais abrigados. Alguns ventos, quando moderados podem ainda deixar o mar mais “flat” diminuindo o tamanho das ondas.

Ondas

Pescadores no Mar do Norte. Fonte: Daily Mail
Pescadores no Mar do Norte. Fonte: Daily Mail

Leia mais  sobre a imagem acima aqui.

Observar a previsão da altura das ondas e seu período é muito importante para a navegação, períodos curtos costumam estragar por completo a pescaria em pequenas embarcações e ondas altas nem é necessário explicar. Elas podem virar a embarcação, jogar a embarcação contra as pedras, tornar a pesca impraticável.

Tempo
Fonte: Inshore Fishing Adventures
Fonte: Inshore Fishing Adventures

Leia mais sobre a imagem acima aqui.

A previsão de temperatura ajuda a você decidir se irá de blusa ou camisa, se deve levar uma capa de chuva completa ou apenas uma simples. A previsão de nuvens pode ajudar a escolher a cor e profundidade que suas iscas devem ter

Maré

A previsão de marés é muito importante em vários aspectos, na navegação de locais que são muito rasos temos que planejar o horário em que navegaremos nesses trechos, correndo o risco de encalhar. Outro aspecto importante é que algumas espécies de peixes tem hábitos diferentes em cada ponto da maré, exigindo mudança de iscas e técnicas para cada ponto da maré, por isso a previsão de marés é primordial ao pescador.

ual o significado da vida?

42. Fonte: O Guia do mochileiro das Galáxias.
Setembro chove?
Chove. Fonte: Vida.

***

Setembro é quando começa a estação chuvosa na Região Sudeste, sul da Região Nordeste, sul da Região Centro-Oeste e norte da Região Sul então o Renato tá certo :-P.

Sobre o 42: pra mim a resposta continua sendo 19 [Fonte: Stephen King].  A conta dele deve estar errada, mas talvez com algum artifício matemático a gente prova que as duas respostas estão certas.

Brincadeiras a parte, devemos sempre lembrar que a pesca é uma atividade ao ar livre. A proteção solar (horários adequados, filtro solar, chapéu, luvas e camisa de manga comprida e calças) e não pescar durante tempestades são cuidados fundamentais. Lá no Atitude Terra, do Alex Martins, escrevi um post falando dos cuidados que devemos ter quando praticamos atividades ao ar livre.  Vale a pena ler e compartilhar no condomínio, no parque, no clube, etc.

Muito obrigada, Renato. Adorei o texto. Informativo e muito bem humorado.