Dia Meteorológico Mundial – 23 de Março



O Dia Meteorológico Mundial, que ocorrerá no próximo domingo, sempre possui um tema anual. Este ano, o tema é Comprometimento dos Jovens com o Tempo e com o Clima.

omm2014

As mudanças climáticas são um fato que os cientistas percebem todos os dias, através de observações meteorológicas de Estações que está há muitos anos em funcionamento, através da paleoclimatologia e através da modelagem computacional. Outro dia eu conversava com um amigo que nem é questão de “defender” as mudanças climáticas. É como se eu “defendesse” a Teoria da Evolução ou a Gravidade…rs. Os dados compilados pelo IPCC, trabalho de pesquisadores de diversos institutos do mundo todo, apontam para o aquecimento. Entender que isto está acontecendo no momento e compreender nosso papel na Terra, propondo novas maneiras de consumir e se deslocar para mitigar os efeitos do Aquecimento Global é uma atitude urgente.

Os jovens tem um papel central nisso. Somos os formadores de opinião do amanhã. Muitos jovens inclusive já ajudam a formar opinião, através de seus blogs, colunas, organização de eventos e manifestações, arte, etc. É o momento para que todos os que gostam de Meteorologia possam ajudar a popularizar essa ciência. É o momento para que todos os profissionais da área proponham aos institutos e empresas que trabalham formas de ajudar a popularizar essa ciência: websites didáticos, feiras, eventos, videologs, etc. Dessa maneira, poderemos motivar crianças e adolescentes para que no futuro, sigam a nossa profissão.

Muita gente gosta de meteorologia mas nem sabe que é possível seguir carreira nessa área. E a desigualdade social em nosso país faz com que várias pessoas talentosas de diversas áreas do conhecimento fiquem ‘escondidas’, pois não tem a oportunidade de lapidar esses talentos em uma escola, em um curso ou em uma universidade.

Graças ao meu trabalho, participo pelo menos duas vezes por ano de eventos que ajudam a divulgar a meteorologia. Nesses eventos, mostramos um pouco do nosso trabalho, expomos posteres, entregamos panfletos, etc. O objetivo é deixar a Universidade perto das pessoas, para que os jovens acreditem que é possível perseguir um sonho através de muitas horas de estudo.

No site da Organização Meteorológica Mundial, em comemoração ao Dia Meteorológico Mundial de 2014, criaram uma seção de popularização da meteorologia totalmente renovada. Clique aqui para conferir.

O IAG-USP tem uma programação especial para o Dia Meteorológico Mundial, com palestras e exposição. O evento ocorrerá dia 24 de Março. Saiba mais aqui. Certamente diversos institutos de pesquisa pelo Brasil terão programação semelhante. Muitos inclusive já começaram as comemorações no dia 21/03 (ontem).

Todos os anos eu arrumo um jeito de participar das comemorações. Escrevo aqui no Meteorópole desde o final 2011, então já falei do Dia Meteorológico Mundial de 2012 e de 2013. Espero que esse blog viva por muitos e muitos anos.