Livro novo para quem é da área de Turismo: Geografia Aplicada ao Turismo



O geógrafo Raphael Aranha me pediu uns dados há cerca de 1 ano e meio. Ele queria algumas informações sobre temperatura e precipitação média na Cidade de São Paulo. Então o pessoal da Estação Meteorológica do IAG-USP forneceu esses dados para que ele pudesse publicar um livro. Agora o livro está pronto e foi publicado pela Oficina de Textos, parceira do blog.

geografia-aplicada-ao-turismo-65798f

O livro é Geografia Aplicada ao Turismo. Na descrição da Oficina de Textos:

A obra apresenta uma abordagem ampla e integradora das ciências sociais e ambientais, numa perspectiva interdisciplinar, evidenciando a aplicabilidade da climatologia, geologia, geomorfologia, biogeografia, cartografia, geopolítica e cultura no Turismo, auxiliando esses profissionais a planejarem suas atividades turísticas, em escalas locais e regionais.

Todos os autores do livro são especialistas nas suas áreas e já vêm trabalhando há bastante tempo nos temas que se propuseram a escrever. Os sete capítulos abordam questões cruciais para a boa formação de um profissional em Turismo e para aqueles formados em Geografia que também se interessam pelo tema.

A grande quantidade de fotos, ilustrações, tabelas e gráficos pode auxiliar os leitores a entender melhor essas questões. A bibliografia apresentada também possibilita aos leitores se aprofundar em algum tema abordado no livro. O livro Geografia aplicada ao turismo pretende atender tanto a alunos de graduação como de pós-graduação em Turismo, Geografia e áreas afins, bem como a outros profissionais e ao público em geral interessado nessa temática.

Mencionei uma das aplicações da Meteorologia no Turismo nessa postagem sobre horas de brilho solar. O objetivo do livro do Raphael vai além disso: é fornecer ao profissional da área de turismo ferramentas para melhor planejar os seus roteiros. Eu já encomendei meu exemplar.

O livro custa R$55,00. Uma ótima aquisição para a sua biblioteca :).

P.S.: Esse é um post publicitário.

P.S.2: E quem estiver em São Paulo nos dias 01/04 ou 08/04, poderá ir no lançamento

GeoTurismo_lancamento-TODOS