Links de Quinta



10014647_10152381346610522_3055834274705684380_n

“O problema na sociedade não é as crianças não conhecerem ciência. O problema é os adultos não conhecerem ciência. Há 5 adultos para cada criança, eles detém o poder, eles escrevem a legislação”. Quando você tem adultos que são analfabetos científicos, você enfraquece as bases do que faz uma nação ser rica e forte.”

História muito engraçada sobre a tradução acima: eu estava cansada, sem óculos, sem atenção e muito louca. Daí ao invés de ler undermined eu li undetermined e fiz uma tradução muito louca (substitua enfraquece por indetermina rs). Daí o Rodrigo, me deu um toque e eu arrumei rs.

Como sexta-feira é feriado e eu estarei fora de casa, não vou publicar nenhum texto. Eu sei, vocês vão dizer “ah, mas poderia ter programado”. Sei disso, mas prefiro publicar meus textos quando vocês voltarem do feriado (e eu tb, né? rs).

Vamos então aos links de quinta-feira.

Texto ótimo do Rodrigo, no Discurso Retórico. No texto, Rod fala sobre ciência x picaretagem. Como um artigo científico é escrito? Como ele é revisado? Quando ele é impactante? O texto é ótimo, deve ser lido pelos teoristas da conspiração (principalmente). Na real, deve ser lido por todos. Entender como um descoberta científica torna-se pública é importante para que não sejamos enganados por pseudocientistas e outras formas de desonestidade intelectual.

Escrevi sobre a prova de filosofia que mencionou Valesca Popozuda em uma de suas questões. Notei muito classismo por parte de muitos críticos.

Crônica do Beto sobre escolhas profissionais. Ele conta como tornou-se geógrafo. Eu adorei o texto. Como ele entrevistou com algumas pessoas antes de escrevê-lo (e eu fui uma das entrevistadas), vocês vão saber o que eu gostaria de ser quando crescer quando tinha uns 7-9 anos rs.

– Receitas deliciosas e super brasileiras no Atitude Terra. Esse purê de banana, servido com peixe, é uma delícia. Já fizemos lá em casa e ficou maravilhoso, recomendo!

– Texto da Camila no Uma Mãe das Arábias sobre a insegurança das mães. Nele, ela conta como descobriu que estava grávida, sobre o nascimento do bebê e sobre as inseguranças de todos os dias.

– Blog que comecei a ler recentemente: Pérolas da Estética. No blog, a Mari Negrão fala de todas os absurdos sobre tratamentos estéticos que ela já ouviu ou leu. Ela desmitifica todos esses absurdos, apresentando artigos e livros sobre o assunto. Nunca tinha visto um blog a respeito disso (já vi blogs que falam de tratamentos estéticos, mas não sob a abordagem científica, mostrando pesquisas). Bastante inovador e completo, recomendo.

Texto do Vinícius sobre Previsão do Tempo. Muito bom 🙂