Links de Sexta



Vamos a mais um links de sexta?

Essa imagem tem a ver com o último link recomendado. No mapa, observa-se os países que foram colônias portuguesas e ainda falam português na África: Moçambique, Angola, Guiné-Bissau, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Guiné Equatorial (Brasil, Portugal, Timor Leste e Macau completam a lista de países onde o português é o idioma oficial). Fonte: Monolito Nimbus.
Essa imagem tem a ver com o último link recomendado. O mapa mostra a Partilha da África. No mapa, observa-se os países que foram colônias portuguesas e ainda falam português na África: Moçambique, Angola, Guiné-Bissau, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Guiné Equatorial (Brasil, Portugal, Timor Leste e Macau completam a lista de países onde o português é o idioma oficial). Fonte: Monolito Nimbus.

Texto do Rodrigo sobre a alarmante pesquisa do IPEA, que mostra que o povo brasileiro e muito machista. A maioria dos entrevistados concordam que se uma mulher estiver com roupas que mostram o corpo, o assédio sexual é justificável.

– Texto-desabafo que escrevi sobre as pessoas que preferem ficar na ignorância.

– Post do Beto sobre a Cultura do Estupro. Vale a pena ler para se conscientizar e complementa-se com o primeiro link recomendado, do texto do Rodrigo. É muito bom ver os homens se conscientizando. Significa que a luta das feministas, nessa terceira onda, está dando resultados muito bons.

– Post do Atitude Terra sobre o astronauta Marcos Pontes e sobre a realização de sonhos. Muito bonito e motivador.

– Receitas que fiz essa semana: essa balinha de gelatina e o bolo de milho. Sobre a balinha de gelatina: eu fiz exatamente como está na receita, só que levei a mistura no microondas por uns 3 min. E funcionou :). E o bolo de milho tem a vantagem de não ter glúten, ideal para celíacos. O bolo é uma delícia, combina muito com um cafezinho.

– Algo que achei muito positivo essa semana foi a revolta bem generalizada com relação aos dados apresentados na pesquisa do IPEA. Muitas mulheres que não são militantes feministas se revoltaram e tenho certeza que passarão a atuar mais e a notar a importância das lutas feministas e nossas vidas.  Até blogs de moda, que não tocavam no assunto (porque são exclusivamente do universo da moda e não falam sobre outros assuntos e não porque as autoras não sejam conscientes), escreveram textos a respeito. A Shirley Stamou que é autora de um blog que adoro, o Garotas Modernas, escreveu um texto-desabafo sobre violência sexual.

Você já chorou em um provador de loja? Um texto sobre gordofobia e padrões de beleza.

O medo e a necessidade de fazer exames DST, por Nádia Lapa.

– A Sybylla fez um post sobre as mulheres em Stargate. É o primeiro post, tomara que ela escreva mais. As análises da Sybylla sobre ficção científica são muito boas. A propósito, o filme Stargate (que se não me engano é de 1994) foi um fator que fez aumentar meu interesse por astronomia. É incrível como a ficção científica tem esse papel em motivar jovens a seguir carreiras científicas.

– E por falar em Sybylla, ela escreveu outro texto bem legal: por que tem gente que odeia ficção científica?

– E para complementar os posts sobre filatelia em que mencionei brevemente a partilha da África (veja aqui e aqui), o Vinícius tinha escrito dias antes um texto sobre o assunto. O interessante é que eu só vi o texto dele ontem. Acho que os meteorologistas possuem os cérebros no mesmo modo de vibração, hehehe.