Selos e o Dia Meteorológico Mundial



Eu tinha escrito esse post para falar dos selos expostos pelo Prof. Mario Festa e acabei focando bastante em breves informações sobre história africana, principalmente com focadas nos países de Burkina Faso e Benin. No post, eu também falava que os selos instigam minha curiosidade, para aprender mais sobre o tema homenageado, sobre o país e sobre o período em que foi publicado.

Nesse post, quero falar da mesma coleção e falar um pouco da história da Organização Meteorológica Mundial, além de mencionar suas principais atividades.

A WMO (World Meteorological Organization) ou OMM (Organização Meteorológica Mundial) é muito mencionada aqui no Meteorópole. E há uma explicação muito simples para isso: é o órgão máximo mundial de meteorologia. Eles possuem um site, inclusive com uma parte dedicada inteiramente a popularização da meteorologia para os jovens e uma parte didática com material sobre meteorologia para profissionais da área. Quem tem interesse em construir uma Estação Meteorológica em casa, na fazenda, em sua escola, centro comunitário, etc, deve verificar as recomendações da OMM, disponíveis no CIMO Guide.

É por isso tudo que essa instituição é tão mencionada aqui no Meteorópole. Ela é sediada em Genebra (Suíça) e é sucessora da IMO (International Meteorological Organization), que foi criada em Viena (Áustria) e existiu entre 1873 e 1951.

A seguir, temos a reprodução de um selo austríaco de 1973. Esse selo comemora o centenário da sede do IMO, com uma imagem do prédio onde funcionava a IMO, em Viena:

image004

A OMM é o organismo internacional autorizado pelas Nações Unidas com ação no que diz respeito ao comportamento da atmosfera da Terra, e sua interação com os oceanos, abordando temas relacionados ao tempo, clima e recursos hídricos.

Atribuições da OMM:

  • Coordenar as atividades dos membros participantes a fim de gerar trocas de informações sobre o tempo, água e clima sob a égide de normas internacionais;
  • Realizar investigações a nível nacional, internacional e mundial, quando solicitado por um país membro ou quando ocorre um evento meteorológico de monta local, regional ou mundial, causada por intempéries como furacões, ciclones, trombas d’água, chuvas torrenciais e outros eventos atmosféricos;
  • Fornecer a profissionais um nível de formação reconhecido internacionalmente a partir de fundos que banquem estudos de profissionais de ação relevante na área;
  • Facilitar o desenvolvimento de serviços que melhorem o bem-estar e a segurança da coletividade, das nações e do próprio planeta.

A OMM foi criada em 23 de Março de 1950. Isso significa que no período de um ano, IMO e WMO coexistiram, provavelmente para organizar as coisas em um período de transição. Atualmente, a OMM possui 189 países-membros.

Em 23 de Março de 1950 foi também instituído o Dia Meteorológico Mundial. Nesse post, explico uma “confusão” realizada com 3 datas importantes para o meteorologista:

 – 23 de Março é o Dia Meteorológico Mundial

–  3 de Março era o Dia do Meteorologista (não é mais, atualmente é 14 de Outubro).

– 14 de Outubro é o Dia do Meteorologista (data nacional, em homenagem a lei nacional que regulamentou nossa profissão).

Outros países possuem datas nacionais também. Nos EUA, o Dia do “profissional do tempo” ( National Weatherperson’s day), comemorado dia 05 de fevereiro em homenagem ao observador meteorológico John Jeffries, que fazia observações meteorológicas diárias no final do século XVIII).

O Dia Meteorológico Mundial é comemorado no dia 23 de Março pois foi a data em que a OMM foi fundada. Efetivamente o “Primeiro Dia Meteorológico Mundial” só foi comemorado em 1961. Esse selo da República do Alto-Volta (atual Burkina Faso) foi feito em comemoração ao primeiro Dia Meteorológico Mundial:

Alto Volta

Fonte:

– OMM, Wikipedia.

– Coleção de selos do Prof. Mario Festa, cujas reproduções estão expostas aqui.