Granizo – mas meu coração diz que é neve



Eu não costumo postar durante os fins de semana, pois aproveito minha folga para relaxar e passar mais tempo com minha família. Por essa razão, não falei do granizo de ontem aqui em São Paulo (veja notícia aqui). Apesar de não ter falado nada, vi as notícias pelo Twitter. Foi registrado granizo em diversos pontos da cidade, como Aclimação, Morumbi, Moóca e em pontos da RMSP, como Embu das Artes.

Como a temperatura estava relativamente baixa e o granizo veio em grande quantidade, ele ficou acumulado, lembrando um pouco o acúmulo de neve.

Granizo em Embu das Artes, no dia 18 de maio de 2014. Fonte: Folha.
Granizo em Embu das Artes, no dia 18 de maio de 2014. Fonte: Folha.

Mas precisamos lembrar que granizo é completamente diferente de neve. Falei sobre a diferença entre esses dois fenômenos nesse post. Destaco um trecho, principal, que fala da diferença entre os fenômenos. Para melhor compreensão é ideal que se leia o texto completo:

Neve no Brasil é um fenômeno raro, muito restrito e muito celebrado também. É bem provável muitos dos meus leitores nunca tenham visto neve.  Por outro lado, talvez muitos dos leitores já tenham visto granizo. O granizo forma-se dentro de nuvens Cumulonimbus (Cb). Nuvens Cb podem ser muito altas, atingindo alturas superiores a 15km. No topo dessas nuvens, a temperatura é tão baixa que as gotículas das nuvens congelam.

A neve é quando o vapor d’água passa diretamente para o estado sólido. Já quando o granizo se forma, o vapor d’água  passa primeiro para o estado líquido (condensação) e depois passa para o estado sólido (congelamento).

Em algumas situações, o granizo até pode se acumular na superfície. Isso normalmente ocorre quando o granizo cai em muita quantidade. Esse tipo de situação já aconteceu algumas vezes e é comum ouvir das pessoas que “caiu neve”, mas na verdade trata-se de granizo.

Ok, muitos dirão que é recalque, já que não teve granizo no meu bairro. E acho que contar que não foi neve tem o mesmo impacto que dizer que Papai Noel não existe.