Site do EUMETSAT destaca tempestade de granizo da última semana



Eu vou ser bem clichê e vou repetir: os olhos do mundo estão voltados para o Brasil. É aquela história: futebol é um esporte popular, a Copa é um evento muito importante, etc. Realmente não me importo com a Copa e nem queria que ela fosse no Brasil.

No entanto, observem que em muitos sites internacionais de notícia o Brasil já começa a aparecer. Muitos elogiam nossa cultura, muitas vezes com aqueles artigos cheios de achismos e estereótipos. Outros fazem análises críticas. E na área de Meteorologia, percebo que já está observando como anda o tempo por aqui. E também estão interessados em compreender nosso clima, em saber que a copa ocorrerá entre o outono e o inverno, mas ficarão surpresos com as temperaturas amenas.

O granizo do último domingo aqui em São Paulo surpreendeu o pessoal do EUMETSAT também. O Rafael Maia (que também é meteorologista e administra essa página no Facebook), compartilhou esse link do EUMETSAT.Eles destacam que uma nuvem alta (um Cumulonimbus) foi gerada por um fluxo de ar quente e úmido que veio de leste (westerly significa que foi na direção oeste, ou seja, veio de leste, do oceano) que se encontrou com o ar  relativamente mais frio que estava sobre São Paulo (sobre a RMSP, para ser mais exato). Destacam que essa área de instabilidade gerada (porque é o que acontece quando duas massas de ar tão distintas se encontram, áreas de instabilidade) é muito intensa para nosso outono. Esse tipo de situação é muito mais comum no inverno. A imagem abaixo   é uma composição do satélite Metop-B. O termpo composição (ou composite) normalmente indica que é uma composição de imagens de diversos canais do satélite (infravermelho e visível, por exemplo). A imagem é da manhã de domingo (18 de maio), mas eles também disponibilizaram uma animação muito bonita em alta resolução (que pega manhã e tarde de domingo). Como o arquivo é enorme, sugiro que quem tiver interesse baixe e veja em seu  computador (clique aqui para isso).

Metop-B AVHRR composite, 18 May 2014 11.31 UTC (8:31 hora local). Fonte: EUMETSAT
Metop-B AVHRR composite, 18 May 2014 11.31 UTC (8:31 hora local). Fonte: EUMETSAT

Também escrevi sobre a tempestade de granizo aqui e no Jornal de Serviços.

Ah sim, e a tempestade foi destaque também na BBC e no The Weather Channel. Com os problemas estruturais na Arena Corinthians, fico imaginando o medo de quem pretende assistir o mundial.  Sem querer parecer hipster ou qualquer outra coisa, pretendo fazer outras coisas durante os jogos. Eu não gosto dessa supervalorização do futebol (apesar de ser torcedora do Corinthians) e desse exagero em torno da Copa do Mundo.

E a Climatempo produziu dois vídeos muito bons, apresentados pela querida Maria Clara Machado. Esse explica como o granizo se forma e o outro explica como os satélites meteorológicos enxergam a Terra. Ou seja, os dois vídeos tem tudo a ver com esse post =).