Consumo de Crianças – A comercialização da Infância



Tenho refletido muito sobre o consumismo. Inclusive recentemente escrevi um texto sobre o assunto para o Atitude Terra.
Assisti um documentário muito bom, sobre o consumismo infantil nos Estados Unidos. A obra fala do mercado norte-americano, mas com certeza tem muita relação com o que vivemos no Brasil, já que eles são nossa metrópole cultural, de certa forma. O documentário Consumo de Crianças – A comercialização da Infância mostra que as crianças estão participando cada vez mais das decisões de compras em seus lares. E se vocês achavam que isso restringia-se a compra de um brinquedo, saiba que propagandas de carros e até de empreendimentos imobiliários são focadas para crianças.

E na mesma linha, um documentário brasileiro: Criança, a alma do negócio. O documentário traz um dado assustador: as crianças participam em 80% das decisões de compras em lares brasileiros. Quando você ver uma atividade focada para crianças em um shopping center, entenda que eles querem fidelizar os clientes logo cedo.

Esses trabalhos fazem refletir na sociedade pouco-saudável que estamos construindo. Observo que shopping centers tem chegado a bairros de periferia em São Paulo. Há Shoppings, mas faltam praças, centros culturais, parques, etc. A ideia de lazer tem sido construída ao lado da ideia de consumo.