Dufashe Isi / Let’s Save the World (Vamos Salvar o Mundo)



Dr. Landry Mayigane é veterinário, trabalha no Ministry of Agriculture and Animal Resources in Rwanda (Ministério da Agricultura e Recursos Animais de Ruanda) e é um dos fundadores da #YACA (Aliança da Juventude para Ações no Clima – Youth Alliance for Climate Actions). O trabalho desse grupo é conscientizar as pessoas (sobretudo os jovens) da importância do desenvolvimento sustentável. Além disso, o trabalho da #YACA foca muito em justiça climática. Os países ricos já de desenvolveram, não podem cobrar o mesmo tipo de restrição de emissões aos países em desenvolvimento. Por outro lado, os países que estão em desenvolvimento já tem que pensar em alternativas limpas para desenvolverem-se. Os principais afetados pelas mudanças climáticas serão os mais pobres e a justiça climática trata de discutir esse ponto.

Pois então, essa manhã fui surpreendida com um tweet do Landry Mayigane (da Rwanda #YACA, falei sobre o trabalho dele aqui).

Os jovens da #YACA de Rwanda e a Miss Rwanda 2014 e fizeram um clip maravilhoso com uma música muito gostosa de ouvir, uma melodia contagiante. E não falo apenas de música. A mensagem principal está na letra cantada pelos artistas, que fala de união em prol de um planeta mais saudável.

A música é cantada em inglês e em kinyarwanda, idioma principal Rwanda. No vídeo, temos legendas em inglês:

O prinicipal cenário do videoclip é o Lago Kivu*, um dos cartões postais de Rwanda. Inclusive no livro Sobrevivi Para Contar, Immaculée fala com muito carinho desses lagos, que fazem parte de sua infância e de sua vida nesse lindo país. Essa é a região dos Grandes Lagos Africanos (ou em swahili Nchi za Maziwa Makuu), um lugar lindo demais! O potencial turístico, focado em turismo ecológico e conscientização ambiental, deveria ser mais explorado na África e na América do Sul também.

Apenas que o Lago Kivu tem prainha deliciosa, como alguns de nossos rios e represas <3.
Apenas que o Lago Kivu tem prainha deliciosa, como alguns de nossos rios e represas <3. Fonte: Wikimedia Commons

Videoclip lindo, cenário maravilhoso e artistas engajados e talentosos.  Parabéns, Landry, parabéns #YACA. É importante divulgar todas as iniciativas de conscientização, principalmente uma que além da conscientização ambiental, também celebra a identidade cultural.

[*] Kivu significa lago em alguns idiomas Bantu. Então o nome é Lago Lago hehehe =).