Dúvida do Leitor – Chuva de Verão



O Matheus me mandou um e-mail com uma dúvida:

Eu gostaria de saber como formar aquelas pancadas de chuva de fim de tarde no verão, no caso, a chuva de verão.

As chuvas de verão são chuvas convectivas. Isso significa que as nuvens que causam essa chuva são formadas por convecção térmica. E o que é convecção térmica? É o movimento  vertical de matéria (gases ou líquidos). Esse movimento ocorre porque temos variação de densidade na matéria. Essa variação de densidade ocorre porque temos uma fonte de calor. Quanto mais quente, menos densa fica a matéria.

Matéria menos densa (e em nosso caso, a matéria é o ar atmosférico), significa em outras palavras que ela é mais leve. E quando é mais leve, tende a subir. É dessa forma que funcionam os balões: o ar do interior do balão é aquecido por uma fonte de calor  (uma tocha de fogo).  Esse ar quente é mais leve e sobe.

O ar atmosférico, quando aquecido, fica menos denso. E isso o faz subir.  O Sol aquece a superfície da Terra (solo, oceano, florestas, asfalto…) que então aquece o ar atmosférico logo acima da superfície. Esse ar aquecido é mais leve e portanto sobe (como um balão de ar quente). O vapor d’água contido nesta parcela de ar que subiu se condensa (passa para o estado líquido) quando encontra alturas com temperaturas mais baixas.

A figura acima mostra o processo de formação de nuvens através de termas, que são parcelas de ar quente que sobem, já que são menos densas.
A figura acima mostra o processo de formação de nuvens através de termas, que são parcelas de ar quente que sobem, já que são menos densas.

Um pouco mais sobre esse processo, também foi explicado nesse post. Outro post que também pode ajudar é este, que explica os principais processos de formação de nuvens.

Espero ter ajudado. E para quem quiser escrever, fazer perguntas ou dar sugestões, basta clicar aqui.