Mais um post no Jornal de Serviços: O que é Amplitude Térmica?



DIVULGACAO_jsEsse é mais um post que escrevo para o blog Estação Meteorológica, do Jornal de Serviços.

O Jornal de Serviços é um portal com excelentes blogs. Tem blog de moda, blog de jardinagem, blog de Direito (com tudo bem explicadinho), blog sobre curiosidades do passado, um blog de economia sem economês, etc. Clique aqui e veja a lista completa. Eu fiquei muito feliz com o convite do Paulo, para escrever por lá. Normalmente escrevo um post por semana. É mais um canal para popularizar a meteorologia.

No post dessa semana, falo sobre Amplitude Térmica. Explico o que significa esse termo, que certamente será ouvido nos próximos meses com muita recorrência.

Amplitude térmica é a diferença entre a maior e a menor temperatura do dia. Quando a amplitude térmica é alta, significa que a diferença entre temperatura mínima e temperatura máxima foi muito grande. Como conseguimos prever com bastante eficiência a maior e a menor temperatura do dia, é possível também prever a amplitude térmica.

Eu já falei sobre Amplitude Térmica em outros posts do Meteorópole. O principal deles é esse em que falo sobre a definição de deserto.

Espero que vocês gostem. E gostaria que meus leitores me prestigiassem lá também, além de também poder conhecer os outros blogs do portal.

Vou reproduzir a seguir o texto que escrevi no Jornal de Serviços.

 💾💾💾

O que é amplitude térmica?

O termo amplitude térmica começou a aparecer em diversos textos relacionados à previsão do tempo ao longo dessa semana. Então lembrei de um episódio, quando dava aulas de meteorologia em um curso técnico.

Era um curso de Técnico em Meio Ambiente. Eu tinha que dar aulas sobre a atmosfera, explicar aos alunos o que eles precisavam saber sobre importante compartimento do Sistema Terra. Em uma das aulas, um aluno mais atrevidinho disse:

-É muito fácil ser meteorologista.

Fiquei surpresa com a afirmação e perguntei:

– Por que?

– Bom, porque é fácil fazer a previsão do tempo. Quando vocês dizem que a temperatura vai ficar entre 10°C e 30°C, por exemplo. Assim até eu acerto a temperatura. È só ‘chutar’ um valor bem baixo e outro bem alto.

A sala começou a se manifestar. Como o aluno em questão era bem popular, teve muitos votos a favor. Foi quando fiz a pergunta:

– E por que você está carregando essa blusa com você?

Ele respondeu:

– Porque estava frio de manhã.

– E agora ainda está?

– Não…

E o aluno foi se afundando na cadeira. Ok, apenas metaforicamente.

Amplitude térmica é a diferença entre a maior e a menor temperatura do dia. Quando a amplitude térmica é alta, significa que a diferença entre temperatura mínima e temperatura máxima foi muito grande. Como conseguimos prever com bastante eficiência a maior e a menor temperatura do dia, é possível também prever a amplitude térmica.

Dias de elevada amplitude térmica (como o dia que meu aluno fez a pergunta) são aqueles dias em que saímos pela manhã completamente ‘empacotados’. Quem trabalha em horário comercial e almoça por volta do meio dia ou um pouco depois, já experimentou a sensação de ter que deixar todos os casacos no escritório, porque eles não são mais necessários em um dia que esquentou suficientemente.

Sabe aqueles dias com pouca ou nenhuma nebulosidade? São os dias com maior amplitude térmica. São dias com madrugada extremamente fria e início de tarde bem quente. Já dias bem nublados são dias com pouca amplitude térmica: a temperatura parece não variar ao longo do dia.

Como exemplo,  o gráfico abaixo mostra a variação horária de temperatura ontem (24/06/2014) em São Paulo-SP, de acordo com dados da Estação Meteorológica do IAG. Ontem foi um dia com poucas nuvens e é possível tranquilamente ver que a temperatura estava em torno de 12°C pela manhã e subiu até aproximadamente 26°C, na no início da tarde. Foi portanto uma amplitude térmica de 14°C.

amplitude

Separei outro dia do mês, mas que foi bem nublado. Trata-se de 06/06/2014. Foi um dia cinza, com muitas nuvens baixas, com garoa e chuva. A amplitude térmica não foi nem 2°C (a mínima ficou em torno de 17°C e a máxima ficou em torno de 18,5°C. Comparando os dois dias, observem a diferença a diferença:

amplitude2

Na maior parte da Região Sudeste, dias com elevada amplitude térmica são comuns no final do outono, durante o inverno e no início da primavera. Dias chuvosos normalmente tem baixa amplitude térmica. Regiões desérticas tem elevadíssima amplitude térmica. As temperaturas podem ficar perto de 0°C durante a madrugada e ultrapassar 40°C no início da tarde.

No texto, falei em amplitude térmica diária. Em alguns textos, o termo amplitude térmica refere-se a diferença entre máxima e mínima ao longo de um ano (amplitude térmica anual). Locais com verão e inverno bem marcados (latitudes médias em geral, como Europa, Ásia, Estados Unidos e Canadá) possuem elevada amplitude térmica anual. Já nos trópicos, a amplitude térmica é menor.