Post novo no Jornal de Serviços: dica de livros de popularização da Meteorologia

livros

Escrevi post novo no Jornal de Serviços. Corram lá!

No texto, falo sobre alguns livros recomendados para aprender meteorologia. E por dizer isso, tenho certeza que pode aparecer algum chato da academia (sim, existem alguns) dizendo:

– Ah, mas para aprender meteorologia tem que fazer faculdade.

Sim, para aprender a profissão de meteorologista é necessário frequentar um curso técnico ou universitário em uma das instituições de ensino que mencionei nesse post. Mas é perfeitamente possível aprender meteorologia fora da academia, para aumentar a bagagem cultural, para satisfazer a curiosidade pessoal, como hobby ou apenas para tirar dúvidas cotidianas de seus filhos. E esse aprendizado é feito a partir de blogs de divulgação científica (como o lindo Meteorópole), através de revistas, documentários e livros. E menciono alguns livros lá no Jornal de Serviços.

  💾💾💾

Infelizmente, esse post se perdeu e eu não tenho um backup. Por isso, vou tentar re-escrevê-lo “de memória”. Não tem problema, porque poderei escrever com mais detalhes e até inserir uns links novos que conheci recentemente. E claro, essa lista é preliminar e pode crescer a qualquer momento, aceitando contribuições e dicas, como sempre.

Esse post foi re-editado em 02/08/2016 e nele apresento cinco dicas!

Previsão do tempo e clima – Forsdyke, A.G.

O primeiro livro que sempre recomendo é Previsão do tempo e clima – Forsdyke, A.G. Já falei desse livro nesse post, em mais detalhes. É um livro da Coleção Prisma, uma coleção que foi publicada há muitos anos e que contava com livros de diversas áreas do conhecimento, sempre com uma abordagem de popularização mesmo. Ou seja, mesmo que a pessoa nunca tenha tido contato com o tema, o livro é uma excelente oportunidade para começar o primeiros passos.

Infelizmente essa série não é mais publicada, mas se você for a algum sebo, procure por esse título. Vale a pena!

bigPhoto_0

Meteorologia e Climatologia – Varejão e Silva

Untitled 2

No Comunitexto, divulgaram há um tempo atrás um link para baixar essa obra de referência em Climatologia. Clique aqui para baixá-lo. Esse livro é indicado para geógrafos e meteorologistas, ou para profissionais de outras áreas que precisam adquirir conhecimento em Climatologia. Uma excelente fonte para preparação de aulas de ensino fundamental e médio.

Link alternativo.

Meteorologia Prática – Artur Gonçalves Ferreira – Oficina de Textos

meteorologia-pratica-17824

Eu falei em mais detalhes sobre esse livro nesse post. O sensoriamento remoto da atmosfera é um tema que desperta muito interesse popular. Conheço pessoas que tem como hobby ler sobre satélites e gostam de acompanhar notícias sobre os lançamentos mais recentes. Esse livro é uma ótima pedida para quem gostaria de compreender como os satélites meteorológicos podem ajudar na compreensão do tempo e do clima, bem como na melhoria da previsão do tempo.

Practical Meteorology: An Algebra-based Survey of Atmospheric Science – Roland Stull

PrMet-Cover-v10b-sm-front-tn

Essa dica talvez seja mais indicada para profissionais, Físicos e Meteorologistas, mas ela vale muito a pena. Estamos falando de um livro que está inteiramente disponível para download e trata-se de uma obra de referência para diversas disciplinas do curso de Bacharelado em Meteorologia. Seus capítulos podem ser consultados nesse link.

Meteorology Today: An Introduction to Weather, Climate, and the Environment – C. Donald Ahrens

O livro Meteorology Today: An Introduction to Weather, Climate, and the Environment – C. Donald Ahrens é a maior referência do primeiro ano do Bacharelado em Meteorologia, mas o livro tem uma linguagem bastante adequada para alunos de outros cursos também.  Ele pode ser encontrado em bibliotecas de Universidades, mas se você quiser comprar, prepare o bolso: mais de 300 reais, pois trata-se de um livro importado.

29475691

 📖 📖 📖

Espero que tenham gostado das dicas. Um grande abraço.