Dúvida do leitor – Chuva e Pressão Atmosférica



O leitor Ralph Danis mandou duas dúvidas. Vou responder uma de cada vez, em posts distintos. A primeira delas é a seguinte:

Por que quando a pressão atmosferica cai é indicio de chuva? O que um coisa tem a ver com a outra?

Essa pergunta é realmente muito boa. Um dos indícios da aproximação de uma tempestade é a queda da pressão atmosférica. Para entendermos o que acontece, é preciso entender o que é pressão atmosférica.

Pressão atmosférica é o peso da coluna de ar sobre as nossas cabeças. Nesse post, falei sobre o assunto sobre mais detalhes e também falei sobre o barômetro, instrumento que mede a pressão atmosférica. A pressão atmosférica nada mais é do que uma força: a força exercida pelo ar sobre as nossas cabeças.

O ar se move horizontalmente e verticalmente. É o movimento vertical de ar que forma as nuvens em geral. Nuvens de tempestade são normalmente formadas por convecção: o ar quente sobe devido ao aquecimento da superfície da Terra. O vapor d’água contido nessa parcela de ar que subiu condensa-se, e vai para o estado líquido, que forma as gotículas que compõe as nuvens.

Se essas nuvens continuarem crescendo (com a ascensão de mais parcelas de ar), as gotículas podem passar do estado líquido para o sólido. Em um dia muito quente e úmido, a convecção pode formar nuvens Cumulus que podem evoluir para as nuvens Cumulonimbus (Cb), que são as nuvens de tempestade.

A convecção é apenas um dos processos de formação de nuvens (veja os demais nesse post). Falei sobre convecção no último Dúvida do Leitor, que foi sobre chuva de verão.

Cb em Osório-RS
Cb em Osório-RS. Foto da leitora Alessandra (mais informações aqui)

Essa explicação toda é necessária para dizer que quando uma grande nuvem de tempestade está se formando, temos movimento vertical de baixo (da superfície) para cima (em direção ao céu). Como a pressão atmosférica é a força exercida pelo ar (de cima para baixo), quando temos movimento de baixo para cima, temos redução da pressão atmosférica.

Quando a tempestade finalmente ocorre, temos movimento de cima para baixo, já que as gotas de nuvem caem e criam um fluxo de ar de cima para baixo. E isso faz com que a pressão volte a subir.

Obrigada pela pergunta, Ralph. Se ainda restarem dúvidas, entre em contato pelos comentários.