Dúvida do leitor: significado de Meteorologia

A Jullia me mandou uma mensagem pelo formulário da página:

Qual o significado de Meteorologia?

E eu achei que tinha escrito um post sobre isso e ia mandar o link para ela. Mas fiz uma busca e reparei que nunca escrevi um texto exatamente sobre o assunto. Já mencionei aqui, quando falo sobre quando escrevem errado (você já deve ter lido ou ouvido a ‘palavra’ METEREOLOGIA ou METERIOLOGIA).

Meteorologia significa estudo dos meteoros. A palavra “meteorologia” vem do grego μετέωρος metéōros “elevado; alto (no céu)” (de μετα- meta- “acima” e ἀείρω aeiro “eu levanto”) e -λογία -logia “estudo, palavra”.

Agora precisamos entender a definição da palavra meteoro. Quando falamos sobre a notícia de um “meteoro” que caiu na Rússia, escrevi a definição. Compensa repeti-la para deixar bem claro:

Na verdade, a palavra meteoro significa qualquer fenômeno que ocorra na atmosfera terrestre. Uma nuvem, um raio, um rastro luminoso deixado por um meteorito… todos são meteoros! E os meteorologistas estudam esses fenômenos que acontecem na atmosfera da Terra. Estudam porque e como eles se formam, para poder estudar o tempo e o clima do passado, do presente e do futuro (através de observações meteorológicas sistemáticas e previsão do tempo e do clima).

A confusão vem do fato que muitos associam meteoro a uma “rocha que cai do céu” ou a popular “estrela cadente”. Ano passado encontrei uma imagem bem legal mas não a traduzi. Então vamos a cada um dos termos:

Cometa: Um pedação de gelo e rocha que vem de fora do Sistema Solar, normalmente acompanhado por uma cauda.

Asteroide: Um pedação de rocha (podem ser bem grandes mesmo, facilmente maiores que um estádio de futebol) que normalmente orbita entre Marte e Júpiter, onde há um Cinturão de Asteroides (há conjecturas de que esse cinturão de asteroides são os fragmentos de um planeta que existiu entre Marte e Júpiter). Asteroides as vezes podem passar bem pertinho da Terra. Esses asteroides que passam pertinho da Terra são monitorados e estudados. Há uma página da NASA com as descrições desses danadinhos que chegam perto da nossa casa.

Meteoroide: Uma rocha espacial que é menor que um asteroide. Pode ser inclusive o fragmento de um asteroide. Se essa rocha atingir a Terra, temos então um meteorito.

Meteoro:  Nome dado a qualquer fenômeno que ocorre na atmosfera da Terra, mas também é o nome dado a luz que podemos ver quando um meteoroide entra na atmosfera da Terra e começa a queimar. Essa luz é resultado do atrito entre o meteoroide e os gases presentes na atmosfera da Terra. Um outro nome dado a esse fenômeno é estrela cadente, como já disse acima.

Meteorito: Um meteoroide, quando entra na atmosfera da Terra, normalmente é totalmente queimado e não oferece risco. Inclusive apresentei para vocês uma interessante experiência, em que é possível coletar a poeira do meteoroide (veja aqui). Essa poeirinha inofensiva é também chamada de micrometeorito. Mas há casos em que o meteorito tem um tamanho maior que o de uma simples poeira, como o caso da Rússia, no ano passado. Nesse verbete, há exemplos de alguns desses meteoritos “grandinhos” . Inclusive eles podem atingir pessoas e até representar algum risco de vida, mas o risco é bem pequeno e até hoje não há um caso confirmado de alguém que foi atingido e morreu. Em junho de 2009 um jovem alemão de 14 anos foi atingido por um meteorito do tamanho de uma ervilha, na cidade de Essen, que caiu na Terra a mais de 40 mil quilômetros por hora. Ele teve a mão ferida, mas sobreviveu (e vai ter história para contar pro resto da vida).

meteoro_asteroide

Essas explicações foram necessárias para que se compreenda o significado da palavra meteorologia. E sobre mais detalhes do que a Meteorologia estuda, bom, há diversos posts aqui no Meteorópole, só como exemplo =).

Nota sobre a imagem acima:O artista responsável por esta belezinha gráfica e didática é Tim Lillis e você pode ver mais trabalhos dele em seu Flickre em seu site. Eu tinha publicado essa imagem nessa postagem, em que falo sobre meteoroides que caíram na Rússia.

Ah sim, e também há dois FAQ’s muito úteis para quem está pesquisando sobre a Meteorologia:

O que é Meteorologia?

O que faz um meteorologista?