Como descobrir o número do seu PIS?



Inaugurei uma nova categoria no blog: são os lifehacks. São dicas para resolver algum problema recorrente de nossas vidas.

A primeira dica será: Como descobrir o número do seu PIS?

A novela sempre se repete: você consegue um novo emprego ou pega um freela e percebe que vai ter que preencher um formulário com 500 mil dados. E você precisa fazer isso, pois é a única forma de receber pelo salário.

Você começa a preencher RG, CPF, etc. Até aí tudo bem. Quando então aparece o tal do PIS e você não tem a mínima ideia de onde encontrar isso. Bom, esse número normalmente consta em sua Carteira de Trabalho, mas se você não estiver com ela no momento pode usar um lifehackzinho para achar.

1) Você vai entrar nesse link e clicar em Inscrição;

2) Você será redirecionado para esse site da Previdência Social:

Screenshot-13) Clique em Inscrição > Filiado

4) Preencha todas as informações dos campos marcados em vermelho (com asterisco) e também o número de seu RG. Apenas essas informações bastam. Clique em Continuar. 

5) Em seguida, uma mensagem em rosa e vermelho aparecerá. Veja a figura abaixo:

ScreenshotA mensagem diz:

Seus dados já constam no Cadastro Nacional de Informações Sociais. Utilize seu Número de Identificação – NIT – para efetuar recolhimentos. NIT: [o número do PIS é o que aparece aqui]

Ou seja, dessa forma, como se você fosse se cadastrar na Previdência Social, seu número retorna e você pode obtê-lo. É bem simples e quebra um super galho. Espero que essa dica tenha ajudado =).