Dúvida do leitor: Meteorologistas e o ciclo d’água



WaterCycleKids-Portuguese

Há algumas semanas, atendi alguns alunos muito especiais, pois são alunos de minha prima e amiga Aline. Na escola em que ela trabalha, estão estudando o ciclo d’água de maneira multidisciplinar.

Um dos alunos, Glauco, foi bastante direto e essa semana me mandou um e-mail perguntando:

Qual a relação entre a meteorologia com o ciclo da água?

E para responder a dúvida dele, mostrei a imagem acima. Traduzi essa imagem no começo do ano passado (contei toda a história aqui). Conversei com o Howard Perlman, da USGS, um dos criadores da imagem, perguntando se havia versão em português da imagem. Ele disse que não e perguntou se eu gostaria de traduzir. Aceitei o desafio e fiz a tradução.

Quando vi a versão em inglês me apaixonei e logo sonhei com uma versão em portugês. Fiquei feliz em ver esse sonho realizado a partir de minhas mãos 🙂

Pois então, por que mostrei essa figura ao Glauco? Porque eu quis responder a pergunta dele de maneira retórica.

Observando o ciclo d’água na figura acima, onde você acha que o trabalho do Meteorologista se encaixa? Em que parte do estudo ciclo d’água o Meteorologista pode contribuir?

A chuva é uma importante parte do ciclo d’água. E quem estuda a chuva? O Meteorologista! Para conhecer outras atribuições do Meteorologista, veja aqui.

Estudamos desde os processos de formação de nuvens e os principais tipos de chuva. Dessa maneira, conhecendo a nuvem fisicamente, é possível pensar em estratégias para entender como prever a sua formação.

Os Meteorologistas também estudam o Vento e a Radiação Solar. Esses elementos também estão relacionados com o ciclo d’água. Só lembrar que a evaporação pode ser facilitada se o dia estiver ensolarado e/ou com vento mais forte.

Há um post bem completo em que abordo os principais pontos do ciclo d’água. Veja aqui.