Está tão seco na Califórnia que até as montanhas cresceram



Meu marido me mandou essa notícia do Gizmodo e eu fiquei impressionada! Que a água é ‘pesada’ todo mundo sabe. Que desce rapidamente em uma psicina mais funda já notou os efeitos da pressão da água nos ouvidos. Outro dia, numa dessas agradáveis “conversas de bar”, alguém comentou comigo sobre um prédio em que havia pequenas piscinas nas sacadas de cada um dos apartamentos. Infelizmente as piscinas não podiam ser utilizadas porque o peso da água não foi levado em consideração no projeto do prédio. [risos, sr. engenheiro]

Bom, o fato é que a água “pesa” e empurra o solo “para baixo”. Estou falando isso porque estações de GPS usadas para monitorar pequenos tremores pela Califórnia detectaram que as montanhas da Califórnia subiram cerca de 15mm nos últimos 18 meses!

Sem querer a gente acaba pensando que o solo abaixo dos nossos pés é rígido, mas não pe bem assim. O Professor de Geofísica Duncan Agnew explicou para a Popular Science que a Terra funciona como se fosse uma bola de borracha gigante: conforme a gente pressiona, ela cede um pouco. No caso, a água “empurra” a Terra. Como a água evaporou muito nos últimos meses lá na Califórnia (possivelmente é o ano mais seco dos últimos 100 anos), a pressão contra essa bola de borracha diminuiu. De acordo com um paper publicado essa semana na Science, há um déficit de 240 GT (gigatoneladas). Ou seja, são 240.000.000.000.000 kg de água que estão forçando “menos” a nossa querida bola de borracha.

Depois dessa explicação do Prof. Agnew, nunca mais verei uma bola-perereca (daquelas que a gente compra por R$0,50 nas máquinas) da mesma forma rs. Ótimo paralelo, muito boa explicação.

bolinhas-pula-pula-perereca-de-silicone-ou-ping-pong-1095776z0

Secas prolongadas nunca são uma boa notícia, mas há uma “pequena boa notícia” nisso tudo: pode ser que a região afetada fique menos sujeita a tremores. De acordo com o Professor Agnew, o peso menor vai mudar o esforço nas placas, mas a contribuição é relativamente pequena.

Fonte: Gizmodo
Imagem do ano passado e deste ano tiradas do mesmo reservatório na Califórnia mostram a extensão da seca Fonte: Gizmodo

Fonte: Gizmodo

A pergunta que faço é: será que com toda essa seca em São Paulo, o Pico do Jaraguá e outras pequenas montanhas na Região Metropolitana de São Paulo não aumentaram um pouquinho também? É bem possível…

Apesar da previsão de chuva para os próximos dias em São Paulo, não podemos dizer que já é o início da Estação Chuvosa. Essa deve dar as caras só no final de Setembro ou início de Outubro aqui em São Paulo-SP.

No momento, estamos vivendo um veranico aqui na Região Sudeste. E a melhor definição para este termo encontra-se no glossário do INPE:

Veranico: período maior do que cinco dias com ausência de chuva, baixa umidade relativa do ar e temperaturas máximas elevadas, ocorre durante o inverno devido ao predomínio de uma massa de ar seco.

Pode ocorrer no outono e na primavera também :).