O anemógrafo (ou pelo menos parte dele) e eu



Imagem pefi 468

A fotografia acima é cortesia da minha amiga Stella, filha de outro amigo e professor, Frederico Funari. Ela estava passando pela feira USP e Profissões e perguntou se eu queria uma foto. Apesar de estar muito cansada e doente (peguei uma virose bem horrível), aceitei registrar o momento e me esforcei para fazer a cara mais feliz possível hehehehe :).

Na minha frente, há 4 curiosidades meteorológicas. Na feira, nós falamos o tempo todo sobre elas e nem lembro o número de vezes que falei anemógrafo-heliógrafo-granizo-olaria-barômetro-altímetro. Sim, são as palavras-chave das curiosidades, que são:

– Do lado esquerdo da fotografia: heliógrafo.

– Atrás do heliógrafo: altímetro, instrumento antigo usado em navegação aérea, que relaciona pressão com altitude. Ou seja, é um barômetro.

– Bem na minha frente: parte de um anemógrafo (apenas os copos que registram a intensidade do vento).

– Do lado direito da fotografia: uma tempestade com granizo ocorreu nos arredores de uma olaria em Jaguariúna, cidade do interior de São Paulo, em 13/05/1986. O tijolo ainda estava ao ar livre, secando, quando foi atingido pelo granizo. Eu conto toda a história e mostro uma foto com mais detalhes nesse post.

Atrás de mim, está Jesus.

Na verdade é Rubens, um dos sósias de Jesus que existem na USP. Na foto não dá para ver bem, mas se você tiver fé vai ver Jesus explicando Meteorologia para dois estudantes. O Rubens é um colega que já trabalhou em 2 eventos comigo. Gosto muito de trabalhar com ele e com toda a equipe. Aprendemos muito sobre trabalho em equipe e damos boas risadas. Ironicamente, Rubens é ateu.

Além dos instrumentos meteorológicos, levamos também posteres. Eu conversei com muitos professores que me contaram que organizam feiras de profissões em suas escolas também. Acredito que posteres são uma boa ideia para montar um stand. Nós tínhamos também uma TV grande (32 polegadas, acho) conectada a um computador, onde era possível colocar apresentações ou qualquer outro material visual.