Estação Meteorológica em Ítaca, na Grécia



Ítaca é uma ilha grega que tem cerca de 120km² e aproximadamente 3000 habitantes. Como a maior parte da Grécia, vive do turismo. Quando falam em Ítaca, logo penso em Odisseu ou Ulisses, herói de Odisseia, de Homero. Esse homem sofre maus bocados (naufrágios, bruxas sedutoras, etc) até voltar para seu reino, em Ítaca, quase 20 anos depois (e a esposa fiel o espera). Se você quiser saber mais sobre essa importante obra da literatura mundial, assista esse capítulo do programa Literatura Fundamental, da UNIVESP TV. O Prof. André Malta fala sobre a obra e no final do programa, recomenda adaptações e traduções para quem tiver interesse em lê-la.

O Naufrágio de Odisseu - Johann Heinrich Füssli
O Naufrágio de Odisseu – Johann Heinrich Füssli

Mas vamos falar de Meteorologia =).  Pela fanpage do Meteorópole, conheci o gentil Loukas Anagnostatos. Ele estudou Economia, gerencia um hotel na ilha de Ítaca e tem Meteorologia como hobby.

Que lindo!
Que lindo!

Loukas não poupa elogios ao local que mora e trabalha. Ele disse que é um local muito bonito. Seu hotel fica em Lachos, no norte da ilha. Como parte de seu hobby, Loukas instalou uma estação meteorológica automática na ilha. A estação automática é da marca Davis, muito fácil de operar e muito fácil de colocar os dados online. Quando o consumidor compra a estação, ela já vem com um farto material bem explicativo. Além disso, há muitas discussões em fóruns pela internet. No fórum Brasil Abaixo de Zero, por exemplo, há muitos entusiastas da Meteorologia que instalam estações e acompanham o tempo. Instalaram inclusive uma estação no Pico do Itatiaia.

Para conhecer a estação do Loukas, clique aqui.