Homenagem da minha mãe ao Dia do Meteorologista



1920154_723768014368616_2215965930930393935_n

Dia 14/10 foi Dia do Meteorologista.

E para homenagear sua linda filha meteorologista (e modesta, claro rs), minha mãe me marcou na imagem acima no Facebook. É uma típica imagem didática que explica os nomes das nuvens de acordo com sua altura e formato. Essa imagem inclusive é muito parecida com outra que já postei várias vezes aqui no blog:

Alturas dos diferentes tipos de nuvens. Adaptado de AHRENS, C.D.: Meteorology Today 9th Edition

Para quem quiser saber mais sobre classificação de nuvens, recomendo esse post. Acredito que uma das maneiras de atuar como meteorologista amador é observando a nebulosidade. Antes de investir grana em uma estação meteorológica automática, é legal aprender o nome das nuvens e sua relação com o quadro sinótico. Ou seja, saber que a nuvem Ci (Cirrus) está associada com a mudança no tempo nos próximos dias em decorrência da aproximação de uma frente fria é uma maneira de relacionar um tipo de nuvem com um quadro sinótico.

E ainda sobre classificação de nuvens, proponho uma atividade didática: Seja um Observador de Nuvens! Essa atividade tem como objetivo ensinar aos alunos um pouco da rotina de uma Estação Meteorológica.

Os nomes das nuvens é escrito em latim mesmo (sim, até hoje!). Parece coisa de Harry Potter, mas é assim mesmo que escrevemos, em qualquer lugar do mundo. Outro dia encontrei um material didático onde estava escrito ‘Cirro’, ‘Altocumulo’ e  ‘Estrato’. Isso está errado! E o autor do material ainda teimava e desdenhava, dizendo que estava certo. Então tá, né. Estou aprendendo com a vida que tem gente que prefere ficar na ignorância, seja qual for a natureza do assunto. Acho triste, mas o que posso fazer?

Vamos agora falar de coisa boa e engraçada (pelo menos pra mim). Observem o que está escrito no rodapé da imagem que abre essa postagem:

“It’s unlikely that all these kinds of clouds would be in one area of the sky at the same time”

“É improvável que todos esses tipos de nuvens apareçam no céu em uma mesma área e ao mesmo tempo”

Como disse um amigo querido, o Igor:

But if they do, run for your life

“Mas se apareceram, corra pela sua vida”

=P

Fiquei de fato imaginando o céu de um lugar com todas essas nuvens ao mesmo tempo. Bom, quando está rolando uma tempestade com Cb (Cumulonimbus), se você estiver na “borda” da tempestade, pode conseguir ver algumas nuvens altas (Cirrus – Ci, principalmente). Os ventos no topo da troposfera espalham o topo da nuvem Cb, formando um caminho de Ci. Agora todas ao mesmo tempo é realmente improvável =)

Vi a imagem acima na Wikipedia (Wikimedia Commons) e a acho fantástica, tem tudo a ver com o que estamos discutindo no post. Foi tirada de um avião, certamente. É possível ver uma cobertura de nuvens baixas (Cu, St) e a nuvem Cb isolada. No topo da nuvem Cb, alguns Ci querem se "soltar". Apenas nessa foto, tirada em algum lugar sobre a Europa (de acordo com os detalhes), é possível ver vários tipos de nuvem.
Vi a imagem acima na Wikipedia (Wikimedia Commons) e a acho fantástica, tem tudo a ver com o que estamos discutindo no post. Foi tirada de um avião, certamente. É possível ver uma cobertura de nuvens baixas (Cu, St) e a nuvem Cb isolada. No topo da nuvem Cb, alguns Ci querem se “soltar”. Apenas nessa foto, tirada em algum lugar sobre a Europa (de acordo com os detalhes), é possível ver vários tipos de nuvem.