Minha participação no quadro “Como Será? Qual vai ser?”, do Globo Cidadania



A querida Nicole estava em dúvida. Ela não sabia se deveria cursar Música, Astronomia ou Meteorologia. Fonte: Globo.com
A querida Nicole estava em dúvida. Ela não sabia se deveria cursar Música, Astronomia ou Meteorologia. Fonte: Globo.com

Uma equipe de profissionais a serviço da Globo foi em meu trabalho e eu pude colaborar para a escolha profissional de uma jovem chamada Nicole. Ela está concluindo o Ensino Médio. Ela gosta muito de Música, canta muito bem (participa de um coral, também) e sabe tocar alguns instrumentos. Influenciada pelo pai, que é físico, ela também gosta muito de Astronomia. Quando procurou ajuda com uma orientadora vocacional, também passou a considerar a Meteorologia. E foi onde entrei :). Fui ajudá-la a escolher sua profissão e para isso mostrei o cotidiano de um meteorologista que trabalha em uma Estação Meteorológica (que é meu caso).

Eles tiveram que cortar uma parte onde explico que o Meteorologista pode trabalhar em diversas áreas. Eu, especificamente, trabalho com instrumentos meteorológicos, mas há meteorologistas que trabalham com modelagem numérica, interpretando resultados de modelos meteorológicos e dados observacionais, trabalham atendendo a imprensa, realizando consultorias, em empresas de energia eólica ou solar etc. A área de atuação do Meteorologista é bastante ampla, como acredito que seja o mesmo com outras profissões.

A Nicole visitou também um planetário e um estúdio de gravações. Veja o programa inteiro nesse link.

Gostaria de destacar a Nicole e sua família. Que moça adorável! Dá para perceber que a família dela realmente incentiva e a apoia, pois sabem da importância dos estudos para a formação de um indivíduo. Seus pais deveriam ser exemplos! Infelizmente noto muitas famílias em que o estudo é deixado em segundo plano. Em alguns casos, as razões são financeiras. Mas infelizmente vejo casos de desinteresse também.

A mãe da Nicole é muito simpática e seu pai depois me mandou um e-mail agradecendo. Fiquei muito feliz, que família bacana =).