Meme Rotaroots: 5 personagens que eu gostaria de ser!



A Sybyla viu esse meme aqui  e sugeriu que respondêssemos. Claro que eu disse sim :). O meme consiste em escolher cinco personagens que você gostaria de ser. E aqui acho que vale personagem de filme, série, anime, HQ, etc. Antes de responder, marco todo mundo! Quem quiser responder fique a vontade e se quiser, deixe o link de sua postagem nos comentários para que eu possa conhecer seu blog e ver suas respostas.

Vamos lá?

5. Phileas Fogg, de Volta ao mundo em 80 dias'Around_the_World_in_Eighty_Days'_by_Neuville_and_Benett_04

Olha, tá pra nascer sujeito mais tranquilo que Phileas Fogg. Sempre via uma luz no fim do túnel, apesar de todos os problemas encontrados em sua viagem de volta ao mundo. Ok, o Passepartout, seu empregado, tinha um nível de preocupação equivalente a um grupo de pelo menos 100 pessoas rs. Essa diferença entre o comportamento do empregado e o comportamento do chefe era hilária na trama. Mas Fogg era um cara tão tranquilo e tão sereno, que desejo ser assim quando crescer 🙂

 

4. Guinan, de Star Trek – TNG

320x240

 

Imagine que Guinan é dona de um bar. E tem uma habilidade e paciência para escutar típicas de sua espécie de alienígena, o que é superior a aquilo que qualquer humano suportaria. Ela deve ouvir cada história fantástica naquele Ten Forward!

Além disso ela é toda misteriosa e parece saber de tudo. Também, a espécie dela (el-aurianos), pode viver centenas de anos. Ela é tão velha e guarda tantos segredos, que quando uma equipe da Enterprise volta no tempo, para o século XIX em São Francisco (o episódio em que encontram a cabeça do Data, o Time’s Arrow – um dos melhores da série), quem eles encontram por lá? Guinan! Ela viveu na Terra, casou-se várias vezes pela galáxia, conheceu os Borg antes da Federação (seu povo foi dizimado por essa espécie que assimila humanóides) e consegue perceber alterações no espaço-tempo. Também, a mulher está no universo há tanto tempo que manja muito bem os paranauê de tempo/espaço. Q inclusive sugere que essa mulher guarda mais segredos do que a gente pensa!

A música Eu Nasci Há 10 Mil Anos Atrás deve ser o lema de vida de Guinan 😛

Bom, além de tudo isso ela é interpretada por Whoopi Goldberg, uma atriz que admiro muito e que já me fez dar muitas risadas em filmes que ela participou. Eu diria que é uma de minhas atrizes favoritas. Ela ganhou o Oscar de melhor atriz coadjuvante pela interpretação de Oda Mae Brown, vidente charlatã que de repente descobre poderes e pode ajudar um casal de apaixonados em Ghost (1990). Ela havia sido indicada ao prêmio alguns anos antes, por A Cor Púrpura. Detalhe: Ghost é de  1990 e ela foi a segunda atriz negra a ganhar um Oscar.  A primeira foi  Hattie McDaniel, que ganhou em 1939 por sua atuação em E o Vento Levou. Isso mesmo, demorou CINQUENTA ANOS para que outra atriz negra ganhasse o Oscar. E nos dois casos, elas estavam servindo propósitos dos brancos, não eram protagonistas…

3. Lagertha, de Vikings

vikings_lagertha_3

Porque a série deveria se chamar “Lagerta e sua Turma” e não Vikings. Essa incrível shieldmaiden é uma personagem da série inspirada em uma personagem lendária. Na série, ela tem dignidade, tem amigos, mata estuprador, tem admiradores, é condessa de suas próprias terras, mata marido folgado, é leal ao ex-marido relativamente gente boa (e que é pai de seu filho), também é leal aos amigos, etc. Lembra quando faziam aqueles gif animado / biografia? Deveriam fazer um de Lagertha.

Aqui um parênteses: achei essa série muito violenta, particularmente isso me incomodou bastante. Nunca me interessei muito pelos Vikings, mas gosto da história do Reino Unido da Grã Bretanha da mesma época (e as histórias, claro, se cruzam). Os figurinos são ótimos e a história é muito bem elaborada. Ficamos presos em jogos de intrigas e disputas pelo poder. Os vikings também não são isso tudo em termos de respeito a mulher: eles estupravam escravas e estupravam mulheres durante as invasões a outras terras. Por isso acho BIZARRO quando uma pessoa tem uma adoração desmedida por povos do passado, porque aparentemente não levam isso em consideração (alguns, pelo menos).

2. Viviane (The Lady of the Lake), de Brumas de Avalon

Hj_ford_3
Arthur encontra a Senhora do Lago e ganha a espada Excalibur. Ilustração de 1919 por Henry Justice Ford para o Andrew Lang’s Tales of Romance.

 

Apenas porque ela manda em Avalon e dá ótimos conselhos! E já mencionei que ela manda em Avalon, ela é a suprema sacerdotisa lá?

Eu me baseio principalmente pelas referências de As Brumas de Avalaon, série escrita por Marion Zimmer Bradley. Entretanto, em outras lendas arturianas ela é conhecida por outros nomes: Nimue, Viviane, Vivien, Elaine, Ninianne, Nivian, Nyneve, Evienne, etc. Em todas, ela é a Senhora do Lago. E em vários casos, é perceptível uma associação obvia com Nossa Senhora (que para os cristãos é a mãe de Jesus). Inclusive um leitor mais atento de As Brumas de Avalon deve ter notado essa associação do Paganismo Celta com o Cristianismo. E para mim é muito óbvio que o Cristianismo incorporou crenças pagãs de diversos povos para criar o calendário de comemorações, por exemplo. Quando li As Brumas de Avalon fiquei fascinada por Viviane e por essa relação do Cristianismo com o Paganismo.

1. Sarah Connor

Terma3

Porque ela é da resistência, porque mesmo desacreditada e internada em um manicômio ela treinou (s/ whey e sem batata doce) e desenvolveu habilidades. Porque ela é uma mulher agressiva em um filme de ação e luta por aquilo que acredita. Outros filmes contemporâneos a Terminator 2 e até filmes de ação mais recentes (como aquela palhaçada que é Os Mercenários), mostram a ideia da mulher frágil e que precisa de um salvador. Sarah é diferente, Sarah é maravilhosa!

Acredito que Sarah é aquilo que muitas mulheres viveram (e ainda vivem): desacreditada, tida como louca/problemática, etc. Quantas mulheres ainda sofrem abusos físicos e mentais! Sarah é uma redenção!

Minha referência de Sarah Connor são os filmes, não sei como ela é retratada na série (que um dia pretendo assistir). Então estou me baseando na personagem interpretada por Linda Hamilton.

 ***

Adorei o meme e uma pena que era para escolher apenas 5 personagens. Depois que terminei de escrever pensei em outros, mas acredito que esses me representam bem.

P.S.: Confiram as escolhas da Sybylla nesse post.