Nuvens a partir de um avião



Acho que todo mundo que faz uma viagem de avião adora observar as nuvens do lado de fora. Quando a viagem é curta, eu gosto de sentar na poltrona da janelinha para ficar observando também. Quando a viagem é muito longa, a vontade de levantar e ir ao banheiro me obriga a sentar no corredor mesmo (para não ficar atrapalhando a pessoa ao lado).

O Ítalo Camargo recentemente fez uma viagem para Florianópolis e fotografou tudo o que viu na janelinha. Ele estava chegando bem cedinho de manhã em Floripa e a luz estava muito delicada. As fotos ficaram lindas. Vou mostrá-las a seguir e falar um pouco sobre o que podemos ver nelas.

Na primeira foto da sequência, fazemos uma propaganda da companhia aérea rs. Bom, podemos ver duas camadas distintas de nuvens, com alturas diferentes. Acho esse tipo imagem muito importante para deixar bem claro que as nuvens possuem formatos diferentes e alturas diferentes (leia mais aqui). As nuvens “de cima” são tipo Cirrostratus (Cs) e as nuvens mais baixas parecem ser St e Sc (Stratus e Stratocumulus). Digo que parecem ser St e Sc, porque se fossem Cu (Cumulus), seriam elementos mais separadinhos, com maiores aberturas de céu claro. Entretanto, podem ser também nuvens médias, do tipo Ac (Altocumulus).

 

IMG_20150228_065715035Apenas para lembrar os leitores e para apresentar aos leitores mais novos (bem-vindos!), a imagem abaixo ilustra muito bem a classificação de nuvens e as diferentes alturas em que as nuvens podem aparecer. Essa imagem já apareceu várias vezes aqui no blog e acho que vai continuar aparecendo, porque a acho bastante didática.

Nuvens em diferentes alturas. Adaptado de Ahrens, D. Meteorology Today.
Nuvens em diferentes alturas. Adaptado de Ahrens, D. Meteorology Today.

A imagem abaixo é a minha favorita da sequência que o Ítalo me mandou. Conseguimos ver também duas camadas de nuvens, mas a luz do Sol acabou atrapalhando a visão da camada de cima. O que acho lindo nessa foto é a reflexão da luz solar na camada inferior de nuvens.

IMG_20150228_070024531

A fotografia do Ítalo me fez lembrar de um conceito muito importante que tratei bem pouco aqui no blog. Existe um termo muito utilizado em Meteorologia (mas também usado em Arquitetura, se não me engano) que chama-se albedo. Falei brevemente sobre esse termo nesse post em que falo sobre uma nevasca na Rússia. Albedo é uma medida relativa da quantidade de luz refletida. Essa reflexão pode ser direta (luz vem diretamente da fonte e é refletida na superfície) ou difusa (luz espalhada por outras superfícies e é refletida pela superfície). Ou seja, o albedo é uma medida da refletividade da superfície de um corpo. O albedo médio da Terra depende  da nebulosidade.

Usando dados de 2003-2004 obtidos pelo satélite Aqua, da NASA (que possui o sensor CERES), os cientistas puderam investigar essa variação no valor do albedo. A imagem de cima, com título “Clear Sky Albedo”, foi feita usando composições de dias com pouca ou nenhuma nebulosidade. A imagem de baixo, com título “Total Sky Albedo” foi feita usando composições de dias nublados. O albedo vai de 0 a 1. Albedo 0 significa nenhuma refletividade e albedo 1 significa total refletividade. Superfícies brancas possuem albedo perto de 1 e superfícies escuras(como o oceano), possuem albedo perto de 0. As imagens compostas com dados satélite Aqua mostram o que intuitivamente podemos concluir: em dias nublados, há maior refletividade, ou seja, maior albedo.

640px-Ceres_2003_2004_clear_sky_total_sky_albedo
Imagens descritas no parágrafo acima, mostrando a variação do albedo dependendo da nebulosidade. Fonte: Wikimedia Commons/NASA

Para finalizar, coloco outra foto. Nessa, o disco solar foi evitado e conseguimos ver distintamente as duas camadas de nuvens que mencionei no começo do post.
IMG_20150228_070039233_HDRObrigada, Ítalo!

E se você tem imagens de nuvens ou outros fenômenos meteorológicos, por favor, mande para mim! Costumo publicá-las aqui no blog, sempre tentando escrever algum texto informativo sobre elas. Acho que todo mundo tem aí uma foto perdida que tirou nas últimas férias =)