Qual a Estação Meteorológica mais antiga do mundo (ainda em operação)?



Reprodução artística do século 19 da área do Prague Clementinum College
Reprodução artística do século 19 da área do Prague Clementinum College

Sempre tive curiosidade de conhecer o leste da Europa e espero um dia realizar esse sonho. Agora tenho uma razão ainda maior para isso. Foi em Praga, República Tcheca, em 1752, que começaram observações meteorológicas. Como a estação está em atividade até hoje, é frequentemente considerada a estação meteorológica mais antiga do mundo.

O  Clementinum College fica na parte antiga de Praga. A Estação Meteorológica do  Clementinum Collegecomeçou a funcionar em 1772, mas há um período de 33 anos em que a estação funcionou com algumas interrupções, então foi necessário fazer interpolações e estimativas para preencher essas lacunas. Para fins climatológicos, considera-se 1775 como início da série de dados.

Com tanto tempo de funcionamento, a Estação Meteorológica do Clementinum College certamente tem muita história para contar. Olhando para registros de temperaturas extremas desde 1775, as conclusões são alarmantes. As maiores temperaturas foram registradas entre os anos 2000 e 2006, quando cerca de 50 recordes foram ultrapassados. A temperatura mais alta que já foi medido por lá é foi 37,8 ° C no dia 27 de julho de 1983 e a temperatura mais baixa foi -27,6 ° C em 01 de março de 1785. A temperatura média desde 1971-2000 foi de 10,4 ° C, o que é 0,4 ° C a mais que em 1961-1990. A quantidade média de precipitação em 1971-2000 foi de 456,5 mm e em comparação com os anos 1961-1990 é 13,2 mm mais.

É interessante sempre lembrar que esses aumentos médios de temperatura observados em diversas estações climatológica do mundo são efeitos de dois fatores principais: aumento da área urbanizada (ilhas de calor) e efeito das mudanças climáticas globais (aumento das emissões de gases de efeito estufa). Certamente essa antiga estação meteorológica conta essas duas histórias somadas.

Para escrever esse post, usei informações desse guia da cidade de Praga. Mas é também preciso lembrar desse post do Monolito Nimbus, que aborda alguns tópicos da História da Meteorologia  e menciona a Estação Meteorológica do  Clementinum College. Inclusive o Vinícius postou uma imagem atual da área do Clementinum College onde hoje ainda funciona a Estação Meteorológica:

oldest_weather_station

Como podemos notar, a estação hoje está reduzida a uma pequena estação automática que não segue totalmente as normas da OMM. Entretanto, não há dúvidas que essa Estação tem uma válida importância histórica. Existem outros instrumentos que medem radiação solar, instalados no telhado.

Curioso notar também que a fotografia foi tirada num dia frio, observem a neve sobre os carros.

A Estação Meteorológica do Clementinum College é apenas uma pequena parte das atrações que o complexo do Clementinum oferece. A construção da área data do século XI, com a construção da Capela de São Clemente (daí o nome, Clementinum). O complexo conta com igrejas no estilo barroco e áreas onde antes funcionavam escolas e universidades. Até hoje á bibliotecas na área do complexo. Definitivamente, é um lugar que preciso conhecer.

E quer mas um motivo muito legal? Bom, além de observações meteorológicas, lá também haviam observações astronômicas. Na verdade, as observações astronômicas começaram por lá bem antes das meteorológicos. Ainda hoje há um observatório por lá,  que funciona mais para fins históricos e de visitação. Foi lá que Johannes Kepler fez várias observações, muitas das quais o auxiliaram na dedução de suas três leis do movimento planetário.

Ou seja, se eu pudesse, estaria minhas passagens =). Espero um dia poder conhecer Praga, levando meu filho comigo =).