TAG: Liebster Award



liebsterawardAdorei, simplesmente adorei a TAG Liebster Award. Fui ‘taggeada’ pela Sybylla, do Momentum Saga, que a essa altura vocês já devem saber que é um dos meus blogs favoritos e sempre aparece por aqui no Meteorópole.

As regras da TAG são muito bacanas, porque permitem um dinamismo e uma forma de melhor conhecer outros blogueiros.

  • Escrever 11 fatos sobre você.
  • Responder às perguntas de quem te indicou a TAG.
  • Indicar de 11 a 20 blogs.
  • Fazer 11 perguntas pra quem você indicar.
  • Inserir no post uma imagem com o selo Liebster Award.
  • Linkar de volta quem te indicou.

Assim como a Sybylla, também já respondi a TAG de 50 fatos sobre mim, então também posso pular essa parte. Se você tiver curiosidade, clique, comente e responda essa TAG também =).

Pilha de livros de Gore Vidal, Oscar Wilde e Tenessee Williams rs
Pilha de livros de Gore Vidal, Oscar Wilde e Tenessee Williams rs

Agora vou responder às perguntas feitas pela Sybylla:

1. O hábito da leitura vem de onde?
Acho que vem de cedo. Meus pais me alfabetizaram em casa, com 4 anos. Sempre gostei de ler tudo! Lembro que sempre tinha revistas em casa. Os colegas de trabalho de meu pai liam e depois deixavam com ele. Ele sempre estava lendo alguma coisa. Meus pais gostavam muito de quadrinhos também, principalmente da Disney (acho que Duck Tales).

2. Você prefere livros físicos, ebooks, ou os dois?
Muita gente prefere “o cheiro do livro” e gosta de “riscar os livros” ou gosta do “objeto livro”. Olha, nesse ponto estou bem desapegada. Pra mim tanto faz, de verdade.

3. Você tem e-reader?
Tenho sim! Tenho um Kindle 4, aquele modelo que não tem touch screen e nem nada. Tem um navegador experimental e é bem simples. É preto e branco. Eu adoro, só vou comprar uma versão mais recente quando esse pifar ( e espero que demore). Além disso, ele é discreto, o que significa que posso ler no metrô ou no ônibus, sem correr o risco de ser assaltada.

4. Qual seu gênero literário preferido?
Ficção científica, popularização científica e biografias. Mais ou menos nessa ordem rs.

5. Lê literatura brasileira?
Leio sim, menos do que gostaria. Leio quando me indicam algo legal, como a coletânea Universo Desconstruído ou como os livros da Anaté Merger. No caso da Anaté, apesar de seus trabalhos serem em português, nem classificaria como literatura brasileira porque são ambientados na França, com personagens europeus. Mas como é em português brasileiro, tem a malemolência de nosso idioma, então é bem interessante =). Também sou fã de Machado de Assis e Guimarães Rosa, já li alguns livros desses escritores.

6. Gosta de ler resenhas antes de comprar um livro?
Ah, gosto sim! Principalmente quando a resenha é escrita por pessoas com preferências parecidas com as minhas. As resenhas da Sybylla e do Beto, por exemplo, se encaixam nessa categoria.

7. Qual sua série literária favorita?
A Torre Negra, claro! (essa tag deveria ter 19 perguntas rs)

8. Lê, em média, quantos livros por mês?
Leio 1 ou 2, mas não tem uma regra, por assim dizer. Depende do tamanho do livro, da dificuldade na leitura, etc. Por exemplo, em um livro mais difícil, com enredo mais complicado e personagens complexos, costumo demorar mais. E se o livro for em um idioma que não domino totalmente, como francês ou espanhol (mesmo inglês), também pode deixar a leitura mais demorada.

9. Tem preconceito com algum gênero literário? Por que?
Auto-ajuda. Acho que são “frases prontas” e obviedades. Mas compreendo que podem realmente ajudar as pessoas, tem gente que muda a vida (conheço um caso) depois de ler esses livros. Mas eu tenho preconceito sim. Também tenho um preconceitinho com esses romances tipo “Sabrina”, da mulher que espera o amor e tem todos aqueles clichês românticos rs. Mas esses últimos pelo menos podem ser engraçados rs.

10. Compra livros online ou prefere ir à livraria?
Adquiro on-line, na maioria das vezes. Não vou sempre à livrarias, porque muitas delas ficam em shoppings e minha vontade de ir em shoppings é quase sempre nula. Normalmente passo em alguma livraria quando estou andando pela Av. Paulista.

11. Autor ou autora da qual você não perde um livro sequer?
Acho que não tem nenhum. Eu poderia dizer Stephen King, mas não li todos os livros do escritor. Eu gosto de variar bastante, conhecer coisas novas.

*****

Espero que tenham gostado de minhas respostas. Agora vou elaborar minhas perguntas e em seguida vou marcar alguns blogs:

1. Qual foi o primeiro livro que você leu?

2. Tem o costume de ler o mesmo livro várias vezes? E qual seria esse livro?

3. Há bibliotecas públicas em sua cidade ou bairro? Você costuma frequentá-las?

4. Em sua opinião, como podemos incentivar as pessoas para que elas adquiram o hábito da leitura?

5. Qual era sua relação com a leitura na adolescência? A leitura era incentivada em sua escola?

6. Perguntinha clichê: se fosse ficar em uma ilha deserta para o resto de sua vida e pudesse levar apenas 5 livros, quais seriam?

7. Já se aproximou de algum desconhecido no metrô/ônibus/parque/praia/biblioteca/etc para perguntar sobre o livro que ele estava lendo?

8. Já que mencionei vários lugares na pergunta 7, faço uma pergunta relacionada: qual o seu lugar preferido para ler?

9. Costuma baixar livros da internet?

10. Costuma acompanhar as listas de livros mais vendidos? Já ficou interessado em algum livro que figurou uma dessas listas?

11. Costuma ler livros de popularização e divulgação científica? Tem algum para recomendar?

*****

Agora vamos aos blogs indicados!

Monolito Nimbus

Anaté Merger

Amanhã Procrastino

Desencaminhando e Desencantando

Alaúde e Lira

Litteratura Mundi 

Goticity

Viciadas em Livros

Cafeína Literária

Perdida na Utopia

Eu + Livros