5 filmes ganhadores do Oscar da minha vida!



A Sybylla viu essa tag aqui, falou que ia responder e me sugeriu. E eu adorei, claro!

Quem não gosta de filmes? O gênero preferido pode variar, mas com certeza muita gente gosta de assistir filmes nas horas livres.

Antes de responder essa tag, preciso admitir: sou cafona. E ser cafona não é algo ruim, como muitos pensam. Vou convencer vocês. Por exemplo, observem a seguinte imagem, que será foco de análise:

CAkLiKSWEAASYOG

Agora imaginem que toda a produção da vida desse sujeito fosse essa foto. Vamos imaginar que ele nunca tivesse falado as besteiras que ele falou, que ele nunca tivesse sido apenas mais um pastor da teologia da prosperidade, cantor, parlamentar homofóbico, etc. Vamos imaginar que a ÚNICA COISA DA VIDA DELE fosse essa imagem kitsch. Isso não seria legal? Poxa, eu seria fã dele e essa imagem figuraria em minha Área de Trabalho por alguns dias.

Essa revelação sobre minha vida vai ajudar a explicar algumas respostas dessa tag. Mas o que é essa tag, afinal? São 5 categorias:

1. Melhor Filme:

2. Melhor Diretor:

3. Melhor Trilha Sonora:

4. Melhor Figurino:

5. Melhor Animação:

Vou então responder cada uma dessas categorias, de acordo com minhas preferências. Tenho certeza que o Academy Awards nunca vai me chamar pra avaliar nada depois de minhas respostas. A propósito, ouvi dizer que para ajudar na escolha do Oscar, parece que você tem que ter sido indicado, o que não é ou será exatamente meu caso rs.

Vamos!

1. Melhor Filme: 

Labyrinth_ver2

Essa foi a categoria mais difícil, tive que fazer uma lista e ir excluindo. Escolhi Labirinto (1986), porque sou fã de David Bowie e porque foi o primeiro filme que lembro ter assistido (ou seja, que assisti e lembro da história direitinho). Assisti pela primeira vez aos 7 anos, mas assisti novamente outras vezes quando mais velha. O filme me marcou bastante, pela atuação de Bowie e pelo formato de “quest”, que depois me seduziu.

2. Melhor Diretor: Clint Eastwood

Um cara que é um ator não muito bom (embora eu adore o eterno Pistoleiro Sem Nome), mas é um excelente diretor. É um filme maravilhoso atrás do outro. Eu adoro Sobre Meninos e Lobos (2003), Million Dollar Baby (2004) e A Troca (2008). São roteiros excelentes, com direção muito boa. Seus filmes foram premiados em diversas categorias do Oscar. Ele conseguiu escalar um time de ótimos atores em dramas cujos finais surpreendem. Destaque para o papel interpretado por Angelina Jolie em A Troca: na trama, ela é uma mulher que sofre com a corrupção policial, com o desencorajamento e com o desempoderamento, uma vez que ela fica afirmando várias vezes que aquele não é o filho dela, mas as pessoas não acreditam no que ela fala. Vejo A Troca como um filme que gera muitas discussões sobre o feminismo.

220px-Changeling_poster

3. Melhor Trilha Sonora: Flash Gordon (1980)

Flash_Gordon_poster_1980

Eu disse para vocês que provaria minha cafonice rs. Eu adoro esse filme, principalmente porque a trilha sonora é toda do Queen, uma de minhas bandas favoritas. E adorei o que eles fizeram com o herói Flash Gordon. Nos quadrinhos da década de 1930, ele é um astronauta inteligente e charmoso, aquele estereótipo de herói que fazia as mulheres suspirarem. Em Flash Gordon (1980), Flash Gordon é um jogador de futebol americano meio burrinho, que acaba sendo atraído para a aventura espacial por estar no lugar errado na hora certa. Em Flash Gordon (1980), diferente dos quadrinhos da década de 1930, as mulheres tem um papel bem dominante. Destaque para as atuações de Ornella Muti (Princesa Aura) e Mariangela Melato (General Kala). E claro, tem o magnífico Max Von Sydow no papel de Ming the Merciless. Todo drama e exagero das cenas, que são muito coloridas e um tanto kitsch, são decorados pela música maravilhosa do Queen.

Queen_Flash_Gordon

4. Melhor Figurino: Pecado Original (2001) e A Casa dos Espíritos (1993).

Essa categoria também foi muito difícil, mas pensei em dois filmes em que lembro ter pensado: quero o figurino das protagonistas. Roupas do final do século XIX sempre me atrairam e Angelina Jolie está totalmente sexy em Pecado Original. Não é a melhor performance da atriz, mas o erotismo e a tensão entre ela e seu par romântico, Antonio Banderas, chama a atenção. Angelina está linda com o figurino!

E A Casa Dos Espíritos nos oferece um passeio pela moda da década de 1920 até a década de 1970. Adoro todas as fases e Meryl Streep está deslumbrante, tanto visualmente quanto em sua atuação. Essa mulher não conhece a palavra mediocridade!

8

 

5. Melhor Animação: Up – Altas Aventuras

Up_(2009_film)

Nunca chorei tanto assistindo um desenho. Chorei no começo, quando meu priminho disse:

– Calma tia Samantha, as partes tristes vão acabar!

A animação é uma gracinha. Ela me ensinou que nunca devemos achar que é tarde demais para sonhar, para curar feridas antigas e para fazer novos amigos. Lição clichezinha talvez, mas é linda!

 ***

Bom, essas são minhas respostas. Eu tenho certeza que se um dia eu voltar a responder essa tag, vou dar outras respostas. Adoro ver filmes e apesar de ser fã de ficção científica, admiro muito outros gêneros. Um drama bem feito, com personagens bem estruturados e com diversas facetas, por exemplo, chama minha atenção. Sendo assim, minha opinião sobre essas escolhas sempre vai mudar 🙂

Se você gostou da tag, sinta-se marcado! Responda e não esqueça de me avisar =)