Aprendendo com cursos online: eu recomendo



Acredito que nos dias de hoje é muito mais fácil manter-se atualizada em sua profissão. Também é mais fácil aprender mais, aprender outras áreas e ampliar seu conhecimento geral. E tudo isso é possível graças aos cursos online.

Já fiz vários cursos online, muitos inclusive com certificados válidos. Como preciso cadastrar os certificados no sistema de RH do meu trabalho, opto sempre que possível por cursos assim, pois me possibilitam inclusive uma vantagem em um processo de promoção.

Acho válido inclusive fazer cursos livres, que não tenham necessariamente a ver com sua área de atuação. Pelo que observo, por muitos anos deixamos de lado a importância de adquirir cultura geral. Acho que a nossa sociedade está recuperando esse prazer, o que é ótimo.

Bom, como já fiz alguns cursos online (gratuitos e pagos), tenho algumas dicas que acho que podem ajudar quem pretende fazer um curso online:

– Escolha uma boa instituição: isso vale para qualquer curso, porque uma boa instituição em geral vai ter um bom material e bons instrutores. E se o curso em questão for um curso muito caro, um curso de especialização ou de graduação, vale a pena pesquisar ainda mais sobre a integridade da instituição escolhida. Vale até pesquisar no site do MEC, caso o curso seja de graduação.

– Separe um tempo para estudar. Pode ser a qualquer horário do dia, de acordo com sua disponibilidade. Mas é importante separar um momento para dedicar-se apenas ao curso.

– Não entre em redes sociais ou blogs durante o seu momento de estudo. Deixe de lado essas fontes de distração, pois atrapalham muito na concentração e no bom andamento do curso.

Galáxia do Sombrero - M104. Uma das imagens usadas na apostila do curso do ON.
Galáxia do Sombrero – M104. Uma das imagens usadas na apostila do curso do ON.

No momento, estou fazendo um curso do Observatório Nacional chamado Cosmologia: da origem ao fim do universo.  É um curso de difusão, ou seja, o objetivo é realmente popularizar a cosmologia para o público em geral. O material deles é maravilhoso. Muito completo e bem diagramado. Eu já estudei dois módulos e fiz uma prova. Até agora, aprende bastante sobre História da Cosmologia desde a percepção dos povos da Antiguidade até o conhecimento adquirido na primeira metade do século XX, com a Teoria da Relatividade Geral. Eu tirei 8,5 na primeira prova, fiquei bem feliz! De 19 questões, errei apenas 2.

Ah sim, mesmo que você não esteja fazendo o curso pode ter acesso ao material (veja aqui). Achei bárbaro, acredito que esse material pode ajudar bastante na elaboração de aulas, por exemplo. Eu preciso estudar os módulos 3, 4 e 5, para a próxima prova! A prova é totalmente online e o aluno tem 4 dias para fazê-la. Normalmente ela é disponibilizada 00h da sexta-feira e pode ser feita até 23h59min da segunda-feira.

O legal dos cursos do ON é que a maioria deles não necessita de um conhecimento de cálculo ou física avançada, pelo menos os que já fiz. Dessa forma, mesmo quem é da área de humanas e tem interesse nos temas tratados pode fazer o curso sem nenhum problema. Até porque muitas questões da Astronomia tem profunda relação com a Filosofia, por exemplo.

Esse curso que estou fazendo é na plataforma Moodle, que provavelmente é bem conhecida por quem já fez cursos online. Até cursos presenciais e semi-presenciais utilizam essa plataforma para complementar a difusão do material do curso.

O ON tem cursos online todos os anos, fiquem atentos ao calendário. E em outros posts pretendo falar um pouco mais do que estou vendo no curso =)