Dúvida do leitor: fotografando fenômenos meteorológicos



Olá pessoal!

Hoje vou responder mais uma dúvida de leitora. A Letícia perguntou:

de onde surgiu os fotógrafos de tempo ?
quanto vale uma foto do clima?
o que vocês usam pra tirar fotos do clima?
precisa fazer algum curso ou faculdade para tirar fotos do clima?

Antes de mais nada, não sou fotógrafa, viu gente! Eu sou como a maioria dos mortais que faz um ou outro registro meio tremido, apenas para recordar rs. Eu recebo fotos meteorológicas muito bonitas de alguns leitores amigos, como a imagem abaixo, enviada pelo Rafael Toshio (leia mais sobre a imagem aqui).

Arco-Íris duplo em Curitiba-PR

E é preciso esclarecer também a diferença entre tempo e clima. Falei disso nesse post. Fotografia é o registro de um determinado momento bem situado no tempo e no espaço. Dessa forma, é possível fotografar o tempo, mas não é possível fotografar o clima, uma vez que o clima é uma condição média da atmosfera em um determinado local.

Fotos do tempo são muito comuns e são um tema muito recorrente. Quem nunca sem empolgou em uma primeira viagem de avião e tirou várias fotos das nuvens? Quem nunca viu um belo arco-íris, como o da imagem acima, e decidiu guardar a recordação? Alguns até fotografam fenômenos curiosos, para então enviar as fotos para um meteorologista para que ele possa identificar o fenômeno. Por exemplo, respondi recentemente uma dúvida de um leitor que fotografou nuvens esverdeadas (veja aqui).

Alguns fotógrafos profissionais ganham dinheiro vendendo imagens com temas meteorológicos. Vendem para trabalhos publicitários, revistas, livros didáticos, etc. Essa venda é até mais facilitada hoje em dia com a existência dos bancos de imagens. Se ganham muito dinheiro com isso? Não sei dizer…Eu acho que não, porque infelizmente é muito difícil viver de arte nesse país. Muito provavelmente o fotógrafo ganha dinheiro fotografando outras coisas (eventos, por exemplo) e as fotos meteorológicas são mais uma espécie de hobby que pode ser remunerado.

Para ser fotografo, é preciso estudar muito. Há diversos cursos livres, cursos profissionalizantes, cursos para tecnólogos e dois cursos de bacharelado (leia mais aqui). E na minha opinião, como trata-se de uma área artística, é preciso ter um dom e afinidades naturais, além da técnica.

E para responder melhor sua pergunta, sugiro que procure um fotógrafo profissional.

Espero ter respondido sua pergunta. Se alguém tiver alguma pergunta sobre meteorologia, mande através do formulário no topo da página.