Dúvida do leitor: Meteorologia Aeronáutica



A pergunta de hoje é do simpático leitor Luiz Moreira:

Sou formado em Aviação Civil e durante curso, me apaixonei pela matéria de meteorologia.
A minha dúvida é:
Alem de órgãos militares, quais são os órgãos civis responsáveis pela meteorologia aeronáutica ?
Abraço.

A sua pergunta é muito boa e sei respondê-la, pelo menos parcialmente. A INFRAERO é a empresa que cuida da infraestrutura dos aeroportos brasileiros (não sei se de todos). Ela cuida do transporte das bagagens, segurança, espaço físico, controle do espaço aéreo, etc. Mas a INFRAERO também conta com meteorologistas e técnicos da área de Meteorologia, que fazem observações meteorológicas e previsão do tempo para os aeródromos. Inclusive conheço meteorologistas que estudaram comigo e trabalham lá. Esses meteorologistas fazem reuniões com os controladores de vôo e as informações são transmitidas para os pilotos e outros interessados na segurança do espaço aéreo. Os meteorologistas e técnicos que trabalham lá são civis, então acho que isso responde sua pergunta.

Fonte: Free Digital Photos
Fonte: Free Digital Photos

E para quem gosta de Meteorologia Aeronáutica, sugiro o blog do amigo Vinícius, o Monolito Nimbus. O Vinícius também fala de variedades (informática, cultura pop, viagens, etc), mas ele fala bastante sobre Meteorologia Aeronáutica, pois atua como professor em cursos da área de aviação.

Obrigada pela mensagem, Luiz.

Se você também tiver alguma dúvida sobre meteorologia, entre em contato comigo pelo formulário no cabeçalho do blog. Eu não garanto responder rapidamente, mas uma hora eu respondo rs. Desculpe, ainda não organizei minha rotina de mãe!

Atualização: o Vinícius, que mencionei acima e que dá aula de meteorologia aeronáutica, fez uma complementação super importante. Como não é todo mundo que lê os comentários, vou transcrever aqui:

Só pra complementar, realmente a INFRAERO não cuida de todos os aeroportos: existem os aeroportos estaduais (como o de Jundiaí) e os municipais, que são controlados por outros órgãos, além dos aeroportos privados. Quanto ao controle do espaço aéreo, aí já é competência do DECEA, onde trabalham militares e civis. As companhias aéreas também tem setores de meteorologia para planejar os voos. E obrigado pela referência ao Monolito Nimbus =)

Eu é que agradeço, Vinícius! E blog bom a gente sempre recomenda, ainda mais blog bom de gente bacana e amiga :).