A composição imunológica do leite materno é variável: leite materno de cores diferentes



Há um tempo atrás, postei na minha conta do Instagram (@samanthaweather) a foto de duas bolsas de leite materno congelado. As duas bolsas eram exatamente iguais, mesmo modelo e mesmo fabricante e o leite contido nelas foi extraído da mesma pessoa, no caso, eu risos. O curioso é que elas apresentavam leites de cores diferentes. Como assim?

A explicação inicial para essa diferença na coloração tem a ver com o teor de gordura no leite. O leite maduro (nome dado ao leite que vem depois do colostro, o leite materno “normal”) pode ser dividido em leite anterior e leite posterior. O leite anterior é mais ‘aguado’ e o leite posterior, que é aquele quando as mamas já estão ficando vazias, é mais rico em gordura. E quanto mais rico em gordura, mais amarelado é o leite materno.

amamentao-sobrevivncia-e-qualidade-de-vida-7-638

O slide acima é parte de uma apresentação de slides postada no Slideshare pela Rebeca, doula que escreve no Dendimim. Para aprender mais sobre amamentação, veja a apresentação completa abaixo:

Uma outra figura bastante ilustrativa, que a querida @camillapreta_ me mostrou pelo Instagram também deixa bem clara essa diferença na coloração do leite:

602547_463888230320591_792017419_n
Depois que a Camilla me mostrou, Já vi essa figura em diversos grupos sobre maternagem. Não sei quem a criou, se alguém souber, me avise =)

Recentemente li esse post (obrigada, amor :-*), vi que eu não fui a única a observar essa diferença na coloração do meu leite materno congelado. Mallory Smothers, assim como eu, ordenha leite e o congela. Ela também notou a mesma coisa: variação na cor do leite materno ordenhado em dias diferentes.

Fonte: Reprodução do Facebook de
Fonte: Reprodução do perfil no Facebook de Mallory Smothers. Leia o texto e veja a publicação aqui.

Smothers fez uma observação interessante: quando seu bebê estava resfriado, o leite que ela ordenhou estava mais amarelado, lembrando bastante a coloração e consistência do colostro. Ou seja, era um leite mais rico em gordura.

Foi quando aprendi algo novo: a composição imunológica do leite materno varia de acordo com a necessidade do bebê. Essa é uma das conclusões desse artigo da Nature, uma colaboração de pesquisadores da Austrália e da Alemanha.

O leite materno protege os bebês contra infecções, mas não se sabe exatamente quais as respostas específicas do leite materno a diferentes infecções da mãe e do bebê. No estudo mencionado, os cientistas examinaram a quantidade de leucócitos e biomoléculas imunomoduladoras (como imunoglobina e lactoferrina) em diferentes duplas de mães/lactentes.

O estudo mostrou que logo no pós parto, o colostro (aquela “secreção” mais grossa amarelada que sai do seio, logo que o bebê nasce) contém uma quantidade considerável de leucócitos (13-70% de células totais) e níveis elevados de imunoglobulinas e lactoferrina. Dentro das duas primeiras semanas pós parto, esses níveis caem para cerca de 0-2% e fica mais ou menos dentro disso ao longo de toda a lactação, a não ser que a mãe ou o bebê fiquem adoecidos. Quando isso acontece, há uma rápida resposta e o total de leucócitos no leite materno sobe novamente.

Mas como isso acontece?

De acordo com o artigo, quando o leite é expelido, a pressão nos dutos mamários aumenta. Eles são dilatados e o leite flui do mamilo para a boca do bebê. Quando os níveis de oxitocina diminuem (hormônio que estimula a produção de leite), a pressão nos dutos mamários diminui e o leite “retorna” com um pouco de saliva da boca do bebê. É provável que nesse momento, os microorganismos da saliva do bebê sejam transferidos para o seio, estimulando a resposta imunológica do organismo da mãe.

***

O corpo humano é fascinante! Quanto mais eu leio sobre a amamentação, mais fico orgulhosa do que meu corpo é capaz de fazer. Meu filho tem oito meses e eu prossegui com a amamentação mesmo após o retorno ao trabalho. Nesse post, falo sobre a ordenha de leite materno. Depois de algumas semanas, escrevi outro post com algumas informações complementares. Se você pretende fazer o mesmo, saiba que você tem o meu apoio e basta me escrever se quiser trocar algumas idéias =)