Fanpages do Facebook para quem gosta de Meteorologia



Vou confessar, eu não gosto do Facebook. Virou fonte de desinformação e correntes. Quando comecei a usar a internet, no final dos anos 90, as correntes eram transmitidas por e-mail. Existiam até algumas pessoas com muito tempo livre que elaboravam lindas apresentações em Power Point com o conteúdo dessas correntes e as anexavam nos e-mails enviados para todos os contatos (eu nunca abria!). Agora as correntes são transmitidas pelo Facebook e pelo WhatsApp e isso me incomoda demais. Já li coisas como “limão cura o câncer” e “solução salina contra H1N1” e só estou mencionando dois exemplos de pseudociência que vi recentemente nessas duas redes sociais mencionadas.

feice

Ok, não gosto do Facebook, peguei birra, mas não significa que tudo nele não presta. Tem informação interessante também! Temos uma fanpage por lá, por exemplo :). Não consigo atualizar a fanpage do Meteorópole com a frequência que eu gostaria (eu já disse que peguei birra do Facebook, rs), mas ela está lá para quem quiser curtir =).

Além da fanpage do Meteorópole, há tantas outras com conteúdo sobre Meteorologia ainda melhor. E separei ela aqui para vocês, que ainda usam essa rede social, apesar dos pesares.

  • Cloud Club BR: Conheci essa fanpage muito recentemente, através de um leitor aqui do blog. Se você gosta de aprender sobre nuvens e gosta de fotografia sobre o tema, vai gostar do conteúdo desta página. Os administradores também compartilham reportagens sobre nuvens incomuns.
  • Supercélula: Essa página traz fotografias e informações diárias sobre os mais variados fenômenos meteorológicos.
  • Meteorologia Depressão: lembram quando era ‘moda’ criar qualquer página com o nome “depressão”? Pois então, as agruras e dissabores da vida dos meteorologistas não ficaram fora dessa moda. Conheça nossa reclamações, reivindicações e curiosidades sobre nossa profissão com um toque de sarcasmo e humor.
  • Estação Meteorológica do IAG-USP: a página foi criada para divulgar as atividades da Estação Meteorológica do IAG-USP, departamento do IAG-USP que está em operação há mais de 80 anos, fazendo observações meteorológicas e trabalhos de divulgação de dados e atendimentos escolares. A fanpage também compartilha algumas curiosidades sobre Meteorologia e divulga informações de cursos de cultura e extensão ministrados pela instituição.
  • Cemtec-MS: página do Centro de Monitoramento do Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos do Mato Grosso do Sul. Ou seja, se você é desse Estado, essa fanpage vai te interessar muito, pois sempre posta notícias sobre a região. E seguir o Cemtec sem seguir a meteorologista Cátia Braga não é a mesma coisa. Essa queridíssima é minha amiga, super competente e também posta várias informações muito bacanas em seu perfil pessoal!
  • Informações do Tempo:  Página com análises meteorológicas e informações muito boas, principalmente para quem é da região metropolitana de Campinas e Jundiaí.
  • NOAA: National Oceanic and Atmospheric Administration. Eu diria que esse órgão norte-americano é comparável ao INPE/INMET, porém com muito mais know-how e abrangendo muito mais áreas da Meteorologia e Oceanografia. Os Estados Unidos possuem peculiaridades meteorológicas que exigem um monitoramento constante da atmosfera, já que tornados, nevascas, furacões, etc são apenas alguns exemplos de situações de tempo severo encontradas por lá. Se você digitar na busca do Facebook, vai notar que existem diversas fanpages ligadas a NOAA, cada uma representando um departamento dentro desse órgão. Essa que estou linkando é a fanpage “principal”, digamos assim.
  • Met Office: fanpage do Serviço Meteorológico do Reino Unido. Curiosidades, previsão do tempo para o país e muitas fotografias de tirar o fôlego.
  • IPMet: Centro de Meteorologia da UNESP de Bauru. Quem tem interesse por radares meteorológicos vai gostar muito dessa fanpage, já que lá em Bauru há um radar administrado por esse instituto. A fanpage compartilha informações e notícias sobre meteorologia.

Bom, essas são apenas algumas das fanpages que eu curto e que eu recomendo, porque considero que o conteúdo tem bastante qualidade. Se você administra alguma fanpage sobre Meteorologia (ou sobre outras áreas do conhecimento), deixe o link nos comentários. Vamos melhorar o Facebook, enchendo ele com páginas com bons conteúdos.