Minhas 10 cenas favoritas do cinema



Essa tag me foi proposta pela querida Sybylla. As respostas dela, vocês podem conferir aqui.

Fonte: Free Digital Photos
Fonte: Free Digital Photos

Vou confessar para vocês que essa tag foi super difícil de responder. Passei um bom tempo pensando nessas cenas e anotando em uma listinha. Adoro tags assim porque elas ajudam a trazer boas lembranças e parece bobo o que vou falar, mas tags assim também me ajudam em meu autoconhecimento hehehe.

Como toda tag, as respostas são bem pessoais. Não é uma lista que pretende listar as melhores cenas de toda a história do cinema. E outra coisa, talvez amanhã ou depois eu assista um filme que me marque e se eu refazer essa lista daqui um tempo, é muito provável que não saia igualzinha.

Além disso, minha lista não está em ordem de preferência. Apenas coloquei conforme fui lembrando.

Então vamos lá?

1. Rat Race (no Brasil, Tá Todo Mundo Louco! Uma Corrida por Milhõe$), de 2001: Eu adoro esse filme e está na lista de minhas comédias favoritas. Tem várias cenas que me fazem morrer de rir, mas a cena da vingança da mulher dos esquilos é muito engraçada. Além disso, tem Whoopi Goldberg na cena, uma de minhas atrizes favoritas,o que deixa tudo mais engraçado.

Bônus: a cena do carro-foguete, do mesmo filme com as mesmas personagens, também é muito engraçada.

2. Home Alone (no Brasil, Esqueceram de Mim), de 1990 .Kevin McCallister brincando de adulto, usando produtos de higiene pessoal para adultos e pós-barba. Clássica, muito fofa. Que naturalidade na atuação =)

3. The Devil Wears Prada (no Brasil, O Diabo Veste Prada), de 2006 . Cena do suéter azul. Essa cena diz tanta coisa! A principal delas talvez seja de que a moda não é algo fútil e superficial. O consumismo exagerado, sim, ele faz mal para o bolso, para a auto-estima e para o planeta. Mas a história do vestuário é algo muito interessante. Há um porquê de as roupas serem do jeito que são, da cor que são. E a atuação da Meryl Streep chega a assustar de tão perfeita.

4. Ghost (no Brasil, Ghost: Do Outro Lado da Vida), de 1990 . Mais uma cena de quem para mim é uma das maiores atrizes de comédia. Oda Mae Brown reluta em doar o cheque para caridade, mas Sam insiste na doação, já que trata-se de um dinheiro sujo. A cara da Whoopi, segurando o cheque sem querer soltar, é hilária.

O filme é dirigido por Jerry Zucker, diretor também de Rat Race (cena número 1 da minha compilação). Ele é irmão de David Zucker, que fez muitos trabalhos com o engraçadíssimo Leslie Nielsen.

5. Airplane! (no Brasil, Apertem os Cintos… o Piloto Sumiu!), de 1980. Esse filme tem cenas ótimas e clássicas, mas a cena do cara jogando gasolina nele porque não aguenta mais ouvir a ladainha do vizinho descreve minha vida em diversos momentos hahahahaha.

Pois é, não mencionei os irmão Zucker no item anterior por acaso! =)

6. Million Dollar Baby (no Brasil, Menina de Ouro), filme de 2004. 

Vocês devem ter reparado que a maioria das cenas que me marcam são de comédia. Curioso é que essas cenas me marcam mais do que cenas com maravilhosos efeitos especiais, por exemplo. Não que eu não goste, amo ficção científica e fantasia. Vai ver é porque fico lembrando de cenas engraçadas e morrendo de rir.

Mas Million Dollar Baby é um de meus filmes favoritos. A força de vontade de Maggie é um exemplo. Essa sequência de seu treinamento, em que ela lembra dos detalhes do movimento dos pés em quanto trabalha, em que ela guarda o dinheiro com bastante foco e força de vontade… Para mim é um exemplo de conduta.

7. The Meaning of Life (no Brasil, O sentido da vida), filme de 1983. Se por algum acaso você ainda não conhece o grupo britânico de humor, Monty Python, pare tudo o que você está fazendo e conheça agora. Para mim, a melhor cena desse filme é a que compara as diferenças entre Católicos e Protestantes. Morro de rir das atuações, o senhor protestante falando com toda propriedade sobre a Reforma, e há uma crítica ao puritanismo muito bem sacada.

8. Stand by me (no Brasil, Conta Comigo), filme de 1986. Cena da sanguessuga.

Esse filme é todo lindo. Para mim, dos escritores que conheço, Stephen King é o que melhor consegue traduzir a lealdade da amizade em seus personagens, principalmente nas crianças. Essa cena da sanguessuga dá uma enorme agonia, mas ao mesmo tempo nos faz rir (só Stephen King pra pensar em algo assim). É interessante como todos estão unidos e se preocupam com o amigo. Eles decidem tomar um atalho pela floresta (eles estão seguindo a linha do trem pois tem um objetivo bem definido). Mas não imaginavam o que poderia acontecer ao cruzarem essa área pantanosa.  O personagem principal desse filme é interpretado por Wil Wheaton (o Wesley Crusher de Star Trek: TNG). Dentre os outros garotos, o melhor amigo dele, é interpretado pelo talentoso e saudoso River Phoenix.

9. Falling Down (no Brasil, Um dia de fúria), filme de 1993. A cena do hambúrguer é muito boa. Quem nunca se revoltou com a expectativa dos lanches dos fast foods (foto) x realidade dos lanches (tudo esculhambado).  O filme todo é muito bom. Pensar que um cara que não tem o estereótipo esperado de um cara violento (pelo contrário!), ser tomado por uma maré de revolta, que é quando o copo finalmente transborda. Uma mola comprimida.

Acho que essa cena do hambúrguer é super conhecida, mesmo por quem nunca viu o filme.


10. They Live (no Brasil, Eles vivem), filme de 1988.  Cena do banco, da famosa frase : “I have come here to chew bubblegum and kick ass…and I’m all out of bubblegum.”

Adoro o trabalho de John Carpenter e esse filme é icônico. De maneira exagerada, nos faz pensar no quanto estamos cercados de propaganda e modelos de comportamento por todos os lados.

 

****

Você tem uma listinha também? Faça e me avise aqui nos comentários =)