Palestra de Introdução a Radiação Solar



ID-100396988
Fonte: Free Digital Photos

Gosto muito do Slideshare, serviço que possibilita o compartilhamento de apresentações feitas em Power Point. Se não me engano, o serviço também possibilita o compartilhamento em outros formatos (.pdf, por exemplo). É um serviço que pode ser útil para educadores, acadêmicos, profissionais do mundo corporativo, etc.

Para ver o meu perfil no Slideshare as apresentações que compartilho, clique aqui.

Ontem, em meu trabalho, dei uma palestra sobre Radiação Solar, focando principalmente na Radiação Ultravioleta e seus impactos na saúde. Já dei essa palestra em outras ocasiões, como mencionei nesse post de 2013.

Abaixo, a palestra mencionada incorporada no post:

Ao longo da apresentação, menciono alguns links que podem ajudar pessoas que estejam pesquisando o tema. O Slideshare reconhece esses links, então com o próprio mouse é possível clicar neles e o site será aberto em outra janela. Alguns desses links são para postagens daqui do Meteoropole mesmo.

Eu queria aproveitar para dizer não ganho quase nada com Google AdSense ou com outras formas de publicidade que o blog já teve. E por “quase nada”, quero dizer que o que ganho não paga nem a hospedagem. Faço com carinho, com o objetivo de melhorar minha didática, minha escrita e evidentemente compartilhar o pouco que aprendi na Universidade, no mercado de trabalho e na vida também (digo, em outras dimensões de meu viver). Quando recebo e-mails e comentário positivos, fico extremamente grata e feliz. Saber que ajudei e inspirei pelo menos uma pessoa já me deixa satisfeita. Claro que eu queria $, mas quando criei esse blog eu tinha noção que isso seria quase impossível, pois:

  • Falar sobre ciência e outras “coisas meio nerds” não dá dinheiro. As histórias de sucesso dos blogs dizem respeito a blogs de fofoca e consumismo. Não estou falando mal dos criadores de conteúdo, dos autores desses blogs. Eu só lamento que haja retorno financeiro quase que exclusivamente para esses temas.
  • O mercado de blogs já está saturado. Hoje o sucesso (e consequentemente, um retorno financeiro, grande ou pequeno) vem através de postagens em redes sociais e vídeos do Youtube. E nesse cenário, vi criadores de conteúdo além de consumismo ou fofoca ganhando destaque e retorno financeiro. Bons formadores de opinião e pessoas bem articuladas ganharam bastante destaque no Youtube, acho isso ótimo. Mas fenômenos como “musas fitness” ainda atraem muito mais publicidade, mídia e dinheiro. As pessoas ainda querem consumir coisas e aparência!

Quero dizer, eu sabia que dificilmente eu ganharia dinheiro. Mas o retorno, até agora, tem sido positivo no sentido de satisfação pessoal, disseminação do conhecimento e apoio ao próximo.