Como “enxergar” os arquivos do Linux na minha partição com Windows 7?



Recentemente eu precisava ‘ver’ os arquivos da minha instalação do Linux (no caso, estou atualmente usando o Ubuntu Wily Werewolf) no Windows 7. Meu computador tem os dois sistemas operacionais instalados e quem está em uma situação parecida sabe que não é possível ver os diretórios e os arquivos do Linux uma vez que você esteja logado no Windows. Isso tem a ver com o tipo de sistema de arquivos que o Linux usa, mas não vou entrar em detalhes porque não sei nada disso 😂. Eu sou uma simples usuária curiosa dos sistemas operacionais, uma usuária daquelas que pesquisa, busca informações e procura não fazer besteira para não estragar as instalações dos sistemas operacionais e dos softwares.

Para resolver o meu problema, descobri um programa muito bom. Você o instala no Windows e através dele, você tem a possibilidade de enxergar todos os arquivos do Linux. Você consegue ver os arquivos, listá-los, mas não consegue editá-los em suas pastas correspondentes. No entanto, é possível copiar o arquivo de interesse para um diretório do Windows.

O programa chama-se Disk Internals Linux Reader. De acordo com a descrição do Baixaki:

Com o Linux Reader é possível acessar as partições Linux — ext2 e ext3 — a partir do Windows, através de uma interface fácil de usar.

Lendo partições do Linux

Segundo o site do fabricante, o programa foi escrito com o intuito de recuperar dados e, por isso, permite acesso apenas para leitura. Assim, evita-se interferir com o outro sistema operacional, garantindo a integridade dos dados. Mas ao mesmo tempo não é possível escrever nas partições Linux.

A interface é muito parecida com a do Windows Explorer, o que torna o uso do programa muito fácil até para quem não possui experiência com o funcionamento de partições e seus diferentes formatos.

Extras

O Linux Reader inclui uma ferramenta para pesquisa, e também proporciona a pré-visualização das imagens em miniaturas. O programa permite criar ou abrir imagens de discos no formato ext2 e ext3. Existem também algumas ferramentas extras — disponíveis através do menu “Tools” — que precisam ser instaladas separadamente e podem possuir licenças diferentes. Confira o site do fabricante para mais informações.

Leia mais em: http://www.baixaki.com.br/download/linux-reader.htm#ixzz4Ktrnpt4i

Para acessar a página do fabricante e baixar o programa diretamente, clique aqui.

Minha opinião

A instalação do programa foi bem tranquila e ele é muito fácil de usar. Aparecem todos os discos rígidos do seu computador e todas as partições, onde estão instalados os diferentes sistemas operacionais (veja na imagem abaixo, que é a captura de tela de minha instalação).

print_linreader

Clicando nos discos rígidos, é possível ver o conteúdo de cada um deles. Como o nome do programa já deixa bem claro, é possível apenas ver o arquivo em sua localização. Não dá para editar os arquivos em sua localização original, mas é possível copiar os arquivos do Linux para o Windows. Muitas vezes preciso copiar arquivos de texto com dados do Linux para o Windows e esse programa facilitou minha vida, pois não preciso desloggar do Windows para isso. Se você tiver uma necessidade semelhante, recomendo esse programa.