Experiência 15: Observando as nuvens!



Uma das atividades mais fáceis de se realizar com os alunos e provavelmente uma das mais prazerosas é a observação de nuvens e a identificação dos tipo de nuvens.

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Em outras ocasiões, já sugeri experiências em que esses conceitos podem ser aplicados:

Na Experiência 2, falei sobre a importância de ser um observador das nuvens e sobre como fazer isso de maneira bem simples, anotando as observações em um caderno.

Na Experiência 11 sugeri a confecção de um móbile de nuvens, feito usando materiais bem simples. Esse móbile seria a representação (sem escala) dos tipos de nuvens, seus formatos e suas alturas no céu.

Na Experiência 13 eu sugeri um Círculo de Nuvens, que ajuda na identificação dos tipos de nuvens, a partir de um material da Royal Meteorological Society.

E a Experiência 15 (post atual!) trata-se de uma nova versão dessa Experiência 13 mencionada.  É uma maneira didática de identificar tipos de nuvens, graças a adaptação da Prof. Dra. Rachel I. Albrecht (do IAG-USP) a partir de material do UCAR (University Corporation for Atmospheric Research). Basta imprimir a imagem acima (que também pode ser baixada aqui) e recortar a parte indicada para usá-la como uma “janelinha” e assim olhar para o céu com o objetivo de identificar a nuvem observada, comparando-a com as imagens em volta.

Uma dica importante é imprimir em papel mais grosso (cartolina, por exemplo), para que fique mais resistente e menos translúcido. Há bastante material aqui no blog sobre identificação de nuvens. Sugiro começar por esse post.

E em meu canal do Youtube (super caseiro, não reparem!) comecei a falar sobre meteorologia e já tem alguns vídeos curtinhos sobre nuvens. Confiram!