Ponto de Orvalho: o que é isso?

id-100438570

O ponto de orvalho é a temperatura do ar em que fica saturado. Mas o que significa o termo saturado?

Quando uma dada parcela de ar fica com a máxima quantidade de vapor que ela pode suportar, antes que esse vapor d’água possa mudar de fase (condensar-se), dizemos que nessa situação o ar está saturado. Quando o ar está saturado, a umidade relativa é 100%.

Como ocorre a saturação na atmosfera? ­

Para que uma parcela de ar fique saturada (atinja a quantidade máxima de vapor d’água que ela pode suportar), algumas coisas precisam acontecer:

  • posso aumentar a quantidade de vapor d’água nessa parcela: por exemplo, trazendo vapor d’água (advectando) de outra região e injetando na parcela;
  • posso elevar a parcela, pois conforme a gente sobe na atmosfera, a temperatura é mais baixa. E em temperaturas mais baixas, a saturação é atingida mais rapidamente. Em outras palavras, a temperaturas mais baixas, uma parcela de ar suporta uma quantidade menor de vapor d’água;
  • posso aumentar  a pressão atmosférica na região da parcela, o que faz com que a saturação seja atingida mais rapidamente;
  • ou posso realizar uma combinação de todos os processos mencionados acima.

 A partir do estado de saturação é que qualquer quantidade de vapor a mais, ou um leve aumento da pressão atmosférica, ou a elevação da parcela de ar com a diminuição da temperatura, provoca a condensação, que finalmente é a mudança de fase do estado gasoso (vapor d’água) para o estado líquido (gotículas).

Precisamos lembrar que as nuvens são feitas de gotículas de água. E para que uma nuvem se forme, é necessário que a parcela de ar atinja a saturação. Dessa maneira, é importante considerar essa variável e entender sua definição.

Para aprender a calcular a temperatura do ponto de orvalho e entender de onde veio a equação, vale a pena clicar nesse link. Mas eu vou facilitar as coisas (hehe) e vou recomendar um Relatório Técnico da Estação Meteorológica do IAG-USP, onde é indicado, passo a passo (capítulo 2) como esse cálculo deve ser feito. Basta consultar esse documento nesse link.