Calendário do Advento – Dia #11 – Zacarias e os anjos



Vamos contar a história bíblica do Natal usando obras de arte. Eu adoro arte sacra cristã. Além de decorativa, ela era usada para passar a mensagem do Evangelho para a massa, o povo que não era alfabetizado e não sabia nem falar latim. Eu entendo que através de imagens, a Igreja passava sua própria versão dos fatos.

Como protestante, observo que nossa crença é mais baseada na leitura da Bíblia. Tanto que Lutero foi o primeiro a traduzir a Bíblia para o alemão, popularizando sua leitura e abrindo caminho para outras traduções.

Vamos falar do que vou chamar de Tema #1: Zacarias e os anjos. Nesse e nos próximos posts, vou usar passagens bíblicas e ilustrá-las com uma obra de arte correspondente.

Em Lucas 1:13, o anjo aparece para Zacarias contando que sua mulher, Isabel, dará a luz a João Batista. Ele duvida e fica mudo.

Existiu, no tempo de Herodes, rei da Judéia, um sacerdote chamado Zacarias, da ordem de Abias, e cuja mulher era das filhas de Arão; e o seu nome era Isabel.
E eram ambos justos perante Deus, andando sem repreensão em todos os mandamentos e preceitos do Senhor.
E não tinham filhos, porque Isabel era estéril, e ambos eram avançados em idade.
E aconteceu que, exercendo ele o sacerdócio diante de Deus, na ordem da sua turma,
Segundo o costume sacerdotal, coube-lhe em sorte entrar no templo do Senhor para oferecer o incenso.
E toda a multidão do povo estava fora, orando, à hora do incenso.
E um anjo do Senhor lhe apareceu, posto em pé, à direita do altar do incenso.
E Zacarias, vendo-o, turbou-se, e caiu temor sobre ele.
Mas o anjo lhe disse: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida, e Isabel, tua mulher, dará à luz um filho, e lhe porás o nome de João.
E terás prazer e alegria, e muitos se alegrarão no seu nascimento,
Porque será grande diante do Senhor, e não beberá vinho, nem bebida forte, e será cheio do Espírito Santo, já desde o ventre de sua mãe.
E converterá muitos dos filhos de Israel ao Senhor seu Deus,
E irá adiante dele no espírito e virtude de Elias, para converter os corações dos pais aos filhos, e os rebeldes à prudência dos justos, com o fim de preparar ao Senhor um povo bem disposto.
Disse então Zacarias ao anjo: Como saberei isto? pois eu já sou velho, e minha mulher avançada em idade.
E, respondendo o anjo, disse-lhe: Eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus, e fui enviado a falar-te e dar-te estas alegres novas.
E eis que ficarás mudo, e não poderás falar até ao dia em que estas coisas aconteçam; porquanto não creste nas minhas palavras, que a seu tempo se hão de cumprir.
Lucas 1:5-20

O anjo aparece para Zacarias, de Domenico Ghirlandaio (1490). Igreja de Santa Maria Novella, Florença.
O anjo aparece para Zacarias, de Domenico Ghirlandaio (1490). Igreja de Santa Maria Novella, Florença.