Calendário do Advento – Dia #3 – Boa vontade



E, no mesmo instante, apareceu com o anjo uma multidão dos exércitos celestiais, louvando a Deus, e dizendo:
Glória a Deus nas alturas, Paz na terra, boa vontade para com os homens.
Lucas 2:13,14

Quando o anjo do Senhor veio aos pastores no campo, contou-lhes sobre as boas novas do nascimento do Salvador. Em seguida, uma multidão de anjos e regozijo apareceu e disse a famosa frase acima, tão utilizada em cartões de Natal.

id-10092143

Mas afinal, o que é boa vontade?

Alguns dicionários dizem que boa vontade é o mesmo que gentileza, presteza e cordialidade. Eu diria que essas palavras mencionadas não são exatamente sinônimas para boa vontade, porém nos dão uma enorme pista. Agir com boa vontade é agir com sabedoria, sem julgar as situações rapidamente e sem impetuosidade. Agir com mansidão e gentileza. É pensar antes de falar, é compreender que você pode ter se enganado com relação ao outro.

Em discussões políticas no Facebook (que sempre envolvem os extremos: esquerda x direita, por exemplo), noto que há uma enorme má vontade por parte da grande maioria das pessoas. Pessoas de esquerda que acham que são os detentores do bastião da justiça social. Pessoas de direita que rotulam os de esquerda como vagabundos usuários de drogas ilícitas. Claro que não estou generalizando e dizendo que é sempre assim, mas talvez alguns de vocês já devem ter observado esse extremismo e essa generalização nas timelines de vocês. E eu me pergunto: quando deixamos de ouvir o que o outro tem a dizer? Ouvir, de verdade. Escutar com cuidado, prestar a atenção e compreender que o outro é sim diferente de você, mas pode ter tantas coisas maravilhosas em comum!

Ou seja, falta boa vontade. Observem que os versículos de Lucas 2:13,14 falam também em paz na Terra. Eu acredito que não atingiremos paz na Terra se não agirmos com boa vontade. Se falta boa vontade entre membros de uma mesma família, imagine entre países com culturas majoritariamente diferentes? Pois é, talvez o cenário sonhado por Gene Roddenberry, em Star Trek, nunca aconteça ou demore muito a acontecer. Tanto tempo que nem eu e nem você, querido leitor, estaremos aqui para ver. Não custa sonhar. Deve ser por isso que gosto tanto da franquia.

Por isso convido vocês para aproveitar a boa nova do Natal, o nascimento do Salvador, para que possamos mudar nossas atitudes, melhorar e tentar agir com boa vontade. Desejo para todos nós, de coração, boa vontade na família, no trabalho, com os amigos, etc. Citando Michael Jackson na canção Man in the Mirror:

If you wanna make the world a better place
Take a look at yourself and then make a change

Vamos mudar!

 
Christmas Countdown