Arte e nuvens: a arte de Iñaki Bilbao

O artista vasco Iñaki Bilbao faz pinturas (óleo sobre tela) impressionantes.  Muitos desses trabalhos (você pode conferir a lista de reproduções aqui), com a presença desse enigmático piano.

A pintura que abre a postagem chamou minha atenção por razões óbvias! O lindo céu, contrastando com a paisagem em tons de amarelo e verde-oliva ou verde mais apagado. O uso dessas tonalidades para pintar o chão não foi por acaso. Quem vive nos trópicos está acostumado com paisagens de um verde exuberante, em decorrência dos grandes acumulados de precipitação. Quem já teve a oportunidade de conhecer a Península Ibérica ou mesmo a região Mediterânea, já deve ter observado essa paisagem de “verde apagado”.

Deixando nacionalismos de lado, acredito que não é possível dizer qual tipo de paisagem é mais bela. São ambas belas, cada uma a sua maneira.

A paisagem parece ser um vale e vemos o que parecem ser nuvens baixas. Talvez a base de nuvens Cu (Cumulus) ou nuvens Sc (Stratocumulus). Se você é novo aqui no blog e ainda não está familiarizado com o sistema de classificação de nuvens, saiba que falei sobre o tema em diversos posts aqui do blog. O mais recente é este.

Para conhecer mais sobre o artista Iñaki Bilbao, clique nesse link com sua biografia.

Eu conheci o trabalho de Iñaki Bilbao através dessa galeria da Cloud Appreciation Society, que reúne diversos trabalhos artísticos, muitos de artistas contemporâneos, que retratam nuvens em geral.

Ah sim, eu já falei da Cloud Appreciation Society nesse post.