Primeira imagem em alta resolução do GOES-16



O satélite GOES-16 da NOAA enviou suas primeiras imagens de alta resolução e elas são espetaculares. A imagem acima é uma delas, vou falar um pouco mais a respeito dessa imagem e do satélite nos próximos parágrafos.

Esta imagem foi capturada ás 15h05min (horário de Brasília) de 15 de janeiro de 2017. Para sua criação, foram usados vários dos 16 canais espectrais disponíveis no sofisticado Advanced Baseline Imager do satélite. A imagem, tomada de 36.000 km acima da superfície e mostra o Continente Americano e os oceanos vizinhos. É uma das várias imagens preliminares não operacionais disponíveis na galeria de imagens do GOES-16. Para ver essa e outras imagens preliminares, clique aqui.

Para aprender mais sobre satélites e as imagens obtidas através dessa sofisticada tecnologia, veja minha série sobre o tema:

Graças aos seus instrumentos avançados, o GOES-16 capturará imagens de alta resolução de padrões meteorológicos e fenômenos atmosféricos, permitindo que os meteorologistas identifiquem a localização do tempo severo com maior precisão. Em outras palavras, podemos dizer que esse satélite pode ajudar ainda mais na melhoria da previsão do tempo.

Para ler mais sobre o GOES-16, clique aqui.