Estou lendo e estou gostando bastante: Jesus e as mulheres, de Sharon Jaynes



A dica de hoje é um livro voltado principalmente para mulheres cristãs ou para aquelas mulheres que gostam de ler sobre tudo e tem curiosidade em conhecer Jesus Cristo. Muito do que as pessoas sabem sobre Jesus é aquilo transmitido pela arte ou pela fala de padres e pastores. Mas quando analisamos as Escrituras, descobrimos maravilhas sobre a vida de Jesus e descobrimos como ele foi amigo das mulheres.

A escritora Sharon Jaynes nos convida a conhecer todas as mulheres que cruzaram a vida de Jesus Cristo e foram mencionadas nos Evangelhos. Esse convite está disponível em seu livro Jesus e as Mulheres: O Que Ele Pensa de Nós. Eu já li cerca de 30% do livro e estou adorando. Confesso que li algumas páginas com lágrimas nos olhos, pois enquanto eu realizava essa linda viagem com a autora, eu ia pensando no quanto somos especiais para Jesus Cristo e no quanto as mulheres cristãs são diariamente enganadas por alguns líderes religiosos ignorantes ou sem escrúpulos. Também somos enganadas pela mídia, pelo mundo secular, por ideologias que prometem liberdade, mas nos aprisionam ainda mais. E também há o autoengano, talvez resultado de todas essas coisas que mencionei, pois vamos nos sabotando e nos destruindo.

Eu tenho compartilhado o andamento de minha leitura em meu perfil no Instagram. Quem deu a dica para esse livro foi a Fabiana Bertotti, em seu canal do Youtube (ou no Snapchat, não me lembro). Peguei amostra do livro, adorei o que li e comprei. Estou simplesmente amando, uma leitura bastante edificante.

Em um dado momento o livro menciona a queda, o Jardim do Éden e toda aquela questão que se analisarmos do ponto de vista científico, claro que não está correta. Mas não se apegue a isso! Se você olhar a criação bíblica como um mito, você vai compreender sobre o cuidado de Deus conosco da mesma maneira. São apenas esferas diferentes de conhecimento. O que não pode é misturar os discos e advogo muito sobre isso aqui no Meteorópole.

Já pararam para pensar que Jesus veio a partir do ventre de uma mulher? Isso é bastante óbvio e com certeza você aprendeu na escola dominical ou na catequese. Mas já pararam para pensar no que isso representa? Ele nasceu a partir de uma mulher, mulher essa que testemunhou seu primeiro milagre (transformação da água em vinho) e foi outra mulher (Maria Madalena) que anunciou para o mundo a ressurreição de Cristo. Maria Madalena teve sua vida transformada por Cristo e foi testemunha de um dos pilares de nossa fé, num tempo em que o testemunho de uma mulher nada valia.

Jesus tinha seguidoras e amigas. Esqueça aquela figura clássica dos 12 apóstolos! Ao analisarmos as escrituras, vemos que no grupo daqueles que seguiam a Cristo, havia também mulheres. Jesus conversava com as mulheres e as colocava na cena dos acontecimentos. Sharon Jaynes narra esses acontecimentos e faz uma analise da Bíblia com muito carinho, como uma amiga que está realizando um estudo bíblico com você.

Continuem acompanhando o andamento da minha leitura no meu perfil do Instagram. Espero que tenham gostado da dica.