Sobre coincidências: arco-íris registrado no mesmo local, mesmo dia e no mesmo mês, porem em anos diferentes



A Bárbara me relatou algo incrível. Em 19/06/2016, ela registrou esse arco-íris em seu bairro em Recife – PE:

Foto de 19/06/2016

 

Então, em 19/06/2017, ela também registrou outro arco-íris em seu bairro:

Foto de 19/06/2017
Foto de 19/06/2017 (outro ângulo)

Trata-se de uma coincidência incrível. Claro que arco-íris ou qualquer fenômeno natural pode ter um significado pessoal e metafísico, mas não é do que trataremos nesse post. Vamos explicar essa coincidência usando a climatologia.

Para termos arco-íris, é necessário termos chuva. Abaixo, uma tabela indicando as normais climatológicas para a cidade de Recife-PE. Vamos destacar a linha da tabela que contém informações sobre Precipitação (mm):

Dados de normais climatológicas do INMET, organizados na Wikipedia.

Ou seja, observamos que na cidade de Recife-PE, a estação chuva ocorre entre os meses de abril e julho (marcados em cor azul mais escura na tabela acima). Portanto, a probabilidade da ocorrência de um arco-íris é também maior nesses meses.

Em outras palavras, é necessário deixar claro que isso não significa que arco-íris serão observados em todos os dias  19 de junho, entretanto há probabilidade de isso acontecer já que a data coincide com a estação chuvosa.

A estação chuva de 2017 no Pernambuco deixou várias cidades em estado de calamidade pública, conforme noticiado por vários portais (veja aqui). A Bárbara mesmo me contou que passou por algumas dificuldades devido às chuvas em sua cidade: dificuldades no trânsito, vias alagadas, etc.

Ainda com relação a coincidências, lembro de uma história que me contaram há algum tempo. Um senhor queria provar que chovia em todo dia 07 de setembro, prejudicando os desfiles militares típicos da data. Não há fundamento algum nisso, já que a atmosfera não conhece o calendário e não marca compromissos. No entanto, o senhor em questão estava estudando sua hipótese para São Paulo-SP e a estação chuvosa em São Paulo-SP começa em meados de setembro. Dessa maneira, há grande probabilidade de chover dia 07 de setembro.

Matemática Orientada

Eu já falei da Bárbara algumas vezes aqui no blog. Ela é bastante conhecida na internet pelo seu blog, o Uma Mãe das Arábias. O blog dela é ótimo, considero que é um dos poucos que transmitem naturalidade e dão dicas culturais para as famílias. Infelizmente o mundo das produtoras de conteúdo e digital influencers no universo da maternagem é permeado de coisas que eu não aprecio: desinformação, falsidade, consumismo, julgamentos, arrogância, etc. A Bárbara sempre se destacou pela leveza, pelo humor, pelo bom caráter e pelo ótimo conteúdo. Depois que a conheci pessoalmente, ainda fiquei mais fã.

Além do blog, a Bárbara é professora de matemática formada pela USP e dá aulas online no maravilhoso Matemática Orientada. Se você estiver precisando de reforço em matemática, procure o Matemática Orientada. As aulas são ministradas via Skype, o que é uma ótima alternativa para quem não tem tempo de se deslocar. Vestibulandos, concurseiros e alunos de ensino fundamental e médio que precisam de reforço são o público alvo.

Ah sim: eu contei como a Meteorologia e a Matemática se relacionam nesse post. Confiram.