Passeio pelo Jardim Botânico de São Paulo: ótimo lugar para levar os pequenos!



Sempre que possível procuro dar algumas dicas de passeios para crianças bem pequenas. Lembro que meu filho tem 2 anos e todos os passeios que comento aqui foram “testados e aprovados” pelo meu pequeno.

Um dos locais que mais gostamos de levá-lo é o Jardim Botânico de São Paulo. A entrada (em 19/06/2017) é R$10,00. Estudantes pagam meia, crianças pequenas e idosos tem gratuidade. O local é muito bem cuidado, com banheiros limpos e paisagens lindas. Muitos vão até o local fazer ensaios fotográficos (gestantes e casais, principalmente), porém parece que é necessário ter uma autorização para isso.

Abaixo, alguns dos pontos que destaco sobre o local:

  • Limpo e muito organizado
  • Ideal para relaxar: você pode deitar na grama e relaxar. Não há cachorros no local e é proibido andar de bicicleta (patins, patinete, etc) ou jogar bola.
  • Ótimo para tirar fotografias, mas para fotografias profissionais, é necessário solicitar autorização ao parque.
  • O restaurante do local é sistema self-service e é muito gostoso, porém ele não é barato. Levar um lanche saudável é uma excelente opção.
  • Ótimo para levar crianças bem pequenas: como não tem crianças maiores andando de bicicleta ou similares, torna o ambiente mais seguro para os pequenininhos (menores de 3 anos).
  • Há um estacionamento do outro lado da avenida, porém ele é pago (se eu não me engano, o valor é R$15,00 para o dia todo).

Na minha opinião, o Jardim Botânico é uma alternativa para quem gosta de apreciar a natureza e não gosta do Jardim Zoológico (que fica na mesma avenida, na mesma área denominada Parque do Estado). O Jardim Zoológico é mais cheio e até para estacionar é mais difícil. Para quem quer apenas relaxar e permitir que as crianças brinquem na grama, o Jardim Botânico é bem mais indicado.

Na área que compreende o Jardim Botânico há um pequeno museu que conta a história do local e apresenta amostras de sementes, plantas e óleos de diversas espécies. Há também fotografias de espécies vegetais de outros biomas, como da região da Chapada Diamantina. Além disso, há uma estufa e um orquidário, que também podem ser visitados.

Muita gente aqui de São Paulo conhece os jardins botânicos de Curitiba e do Rio de Janeiro, porém nunca visitou o de São Paulo. Eu sempre indico a visita, até mesmo se você está de passagem por São Paulo-SP. Ele fica um tanto distante do centro de São Paulo. De transporte público, recomendo que se desça no Metrô Saúde (Linha Azul). Após passar pelas catracas, vire para a saída do lado esquerdo. Assim que você sair na rua, já vai ver um ponto de ônibus. Ali há duas opções de ônibus que passam pela Av. Miguel Estéfano (endereço do Jardim Botânico). As linhas :são

– 4742-10- Jd. Climax – Metro Sao Judas.
– 475-R – Jd. São Savério – Pq. D. Pedro

Essas duas linhas passam na avenida e basta pedir ao motorista ou cobrador para descer no ponto em frente ao Jardim Botânico.

Eu pretendo organizar todas as minhas dicas de passeio ou pequenas viagens aqui no blog em um único post, para facilitar quem chega até aqui fazendo esse tipo de busca.