Links para quem quer aprender os nomes das nuvens



Hoje vamos falar mais uma vez sobre classificação de nuvens, com uma lista de links que pode ajudar quem tem interesse nesse assunto.
Cortesia de Shutterstock

Depois de tanto escrever sobre classificação de nuvens aqui no blog (e pretendo continuar escrevendo), percebi que já tenho um bom material sobre o tema. Eu acredito que meu blog e o blog do Vinícius são os blogs em português que mais possuem informações sobre esse tema.

Eu acredito que se você gosta de ensinar e divulgar conhecimento, nós temos que fazer o nosso melhor para compartilhar o saber que adquirimos com a vida. Eu me espelho muito em alguns divulgadores de ciência nacionais e internacionais, pois vejo que de alguma maneira, posso também contribuir compartilhando aquilo que eu aprendi mais. E eu percebi que as nuvens são um de meus assuntos favoritos e sendo assim, leio e escrevo bastante sobre o tema.

Portanto, fiz aqui um pequeno apanhado geral de posts sobre nuvens que eu escrevi, além de textos de colegas, slides e informações de outros sites educativos. Tentei separar em sua maioria textos em português, para que ficasse mais acessível para a maioria dos meus leitores, mas também coloquei textos bons com ótimas imagens em outros idiomas. Eu procurei separar os textos de acordo com o conhecimento prévio sobre o assunto e espero que vocês gostem.

Nível básico

Esse nível é para quem não sabe quase nada sobre o assunto e gostaria de começar a entender como as nuvens são nomeadas.

Nível intermediário

Esse nível é para quem já conhece os 10 gêneros das nuvens e quer saber um pouco mais sobre as espécies, variedades e nuvens anexas, além de conhecer um pouco sobre a codificação da Organização Meteorológica Mundial

Nível avançado

Aqui coloquei material de Meteorologia Física, para aqueles que querem compreender em detalhes como uma nuvem se forma. Coloquei também material avançado de identificação de nuvens e materiais sobre identificação de nuvens por satélite.

Observem que aqui apresentei links para posts do Meteorópole, além de alguns links que já visitei e me ajudaram a escrever vários posts. Claro que essa lista pode crescer e inclusive se você tiver uma boa identificação, por favor, coloque aqui nos comentários!

Eu escrevo no Meteorópole desde 2011 e vez ou outra eu vejo a necessidade de escrever esses posts com compilados de textos que podem ajudar novos e antigos leitores em determinados temas.