Novo post com dicas de apps para crianças de 1-3 anos.



No começo do ano, escrevi esse post com dicas de apps para crianças de 1-2 anos. Na ocasião também dei minha opinião sobre o uso de tablets e celulares por crianças bem pequenas (entre 1-3 anos). Eu me fixei nessa faixa etária porque tenho um filho de 2 anos, então tenho um pouco de experiência.

Sobre o uso de tablets e celulares pelos pequenos, sou a favor do uso supervisionado, sempre pensando em conteúdo compatível com a faixa etária e com os valores da família. Eu diria que é uma educação digital consciente. 
Cortesia de Shutterstock

Veja, esse é um assunto polêmico. E eu acho polêmico porque dependendo do tom que você adota no discurso, pode parecer que você está ditando regras ou sugerindo que você é portadora da verdade. Entretanto, quero deixar claro que o que posto aqui é minha opinião.

Esses dias mesmo eu estava conversando com uma amiga (oi Bárbara) e mencionávamos como é legal aprender com a vivência do outro. Cada pessoa tem uma história de vida e diferentes opiniões sobre diversos temas. Acredito que a gente pode observar a vida do outro e trocar figurinhas. Funciona muito bem com pessoas maduras! No entanto, em meios com muito mimimi alguns podem achar que você está querendo impor qualquer coisa, quando não é o caso.

Enfim, vamos ao que interessa (assunto do post). No post anterior sobre esse tema, falei de alguns aplicativos que estávamos usando. Passaram alguns meses e eu instalei novos apps no tablet. Dois inclusive (item 1 e item 2 dos listados abaixo) foram apps pagos (paguei de R$10,00 a R$15,00 em cada um deles, não lembro o preço exato na ocasião) e posso dizer que valeu a pena pagar. Vou falar deles adiante.

1. Formas e Cores para crianças (Bi mi boo kids): esse foi um dos apps pagos. Baixei a versão gratuita, gostei muito e comprei. Os gráficos são muito fofos e graciosos, não vi nenhum bug ou problema em geral no app. É uma casinha na árvore com várias atividades que tem como objetivo treinar o raciocínio lógico das crianças, principalmente dentro dos temas formas e cores. Na casinha na árvore há várias janelinhas, cada uma com uma atividade diferente. Quando a criança conclui a atividade, aparecem vários balões que podem ser estourados e um balãozinho do lado de fora da janelinha correspondente. A criança pode repetir as atividades quantas vezes quiser. Eu achei excelente!

2. Jogos infantis grátis (Bi mi boo kids): Acho incrível como eles colocam esses títulos nos apps, hahah. Claro que o objetivo é chamar a atenção e fazer com que mais pessoas baixem a versão gratuita. Nós gostamos bastante do app anterior (item 1) e então eu fui buscar outros apps do mesmo desenvolvedor. Encontrei esse que na verdade é bastante similar ao anterior, porém dispõe de novas atividades com o objetivo de ajudar no desenvolvimento da percepção visual e do raciocínio lógico. Há exercícios de classificação e separação, que ao meu ver são excelentes para desenvolver a lógica e a organização. O cenário do jogo é um pequeno ‘mundo’, com diferentes ambientes (gelo, floresta, deserto, etc) e em cada ambiente há uma atividade diferente. A versão completa desse app também é paga.

3. My dentist game (Bubadu): Eu fui levar meu filho no dentista, mas antes fui procurar um app que reforçasse a importância da higiene dental. Encontrei esse app, que apesar de ter muitas propagandas em sua versão gratuita, é ótimo. Nele, é simulado um ambiente de um consultório odontológico e criança pode escovar os dentes dos personagens, colocar aparelho, fazer restaurações, limpezas, etc. A cada tratamento feito, a criança ganha um ‘crédito’ que pode ser usado em alguns joguinhos muito fofos que aparecem dentro do app. Pessoalmente achei que é mais indicado para crianças maiores, mas meu filho gosta de brincar junto comigo.

4. Supermarket (Bubadu): Na escolinha do meu filho, as professoras fazem uma atividade de imitação de um mercado. Inclusive os pais mandam embalagens de produtos para abastecer esse mercadinho. Tem carrinho de compras e tudo e é muito fofo ver meu filhos e seus amiguinhos interagindo nesse ambiente. Já observei inclusive que ele tem uma nova postura no supermercado, querendo me ajudar nas compras. Em casa, a gente reproduz essa brincadeira e eu fiquei pensando: deve ter um app dentro dessa temática. Foi quando encontrei esse, que é do mesmo desenvolvedor do app que mencionei no item 4. A criança circula pelo ambiente do supermercado, podendo ajudar vários dos clientes em cada um dos setores do estabelecimento. Há inclusive um ladrão que aparece no mercado (e tem que correr atrás dele para entregá-lo para a polícia) e um caminhão de entrega de pães. É um app com muita propaganda em sua versão gratuita, porém seus gráficos são muito bonitinhos e eu não encontrei bugs. É também um app que é mais indicado para crianças maiores, mas meu filho gosta de brincar junto comigo.

Espero que vocês tenham gostado das dicas. Se vocês tem algum app para recomendar, deixe indicado nos comentários!