O que fazer com crianças cheias de energia durante os dias chuvosos?



Eu tenho um filho de 2 anos e ele é cheio de energia. Adora brincar ao ar livre. E quem também tem um filho com esse perfil sabe o quanto é difícil pensar em atividades para dias chuvosos. Eu fiz algumas pesquisas, adaptei algumas coisas e trago aqui para vocês algumas ideias que funcionaram lá em casa. São ideias boas para aqueles dias garoentos, para aqueles fins de tarde chuvosos (as tais chuvas de verão) ou para dias muito frios (eu também falo com leitores de Portugal, onde faz muito frio e até neva em algumas regiões). Bom, lembrando que as atividades são principalmente para crianças na faixa etária de meu filho, mas funcionam também com crianças um pouquinho mais velhas que ele. Então vamos lá!

1. Caixa de papelão + tinta guache

Realizamos essa atividade no último fim de semana. Eu tinha em casa uma caixa de papelão que estava encostada. Coloquei meu filho dentro da caixa e dei tinta guache. A alegria estava feita! Ele pintou a caixa inteira por dentro e também se pintou no processo.

Foi direto para o chuveiro, depois da brincadeira 😂

2. Material Criativo

Além de tinta guache, sempre tenha em casa massinha de modelar, lantejoulas, giz de cera, lápis de cor, papel colorido e outros materiais para desenvolver a criatividade. Não são itens caros e ajudam bastante nos dias de chuva. A massinha de modelar é campeã de preferência lá em casa!

Meu filho ama dinossauros e também adoramos esse site onde podemos imprimir vários dinossauros para colorir. E se você tem bebês de menos de 1 ano, a Carima tem algumas dicas muito bacanas de atividades criativas.

3. Lençol = cabaninha. 

Pegue um lençol mais velho para fazer uma cabana, como um acampamento na sala. Se você tiver uma lanterna de LED (que não aquece) entre na cabaninha também e conte histórias. O bom de ter filhos é que a gente pode lembrar um pouco de nossa infância e permitir ser criança novamente ao lado deles.

4.  Atividades no tablet/celular

Recomendo aqui dois posts em que falo sobre o uso do tablet por pequenos e também recomendo alguns aplicativos educativos:

Atenção: se estiver relampeando, não use o tablet ou qualquer outro dispositivo enquanto ele estiver conectado na tomada. É inclusive melhor que você não carregue a bateria de seus gadgets enquanto estiver relampeando, pois eles podem ser danificados em caso de sobrecarga na rede elétrica.

5. Um bom filme com pipoca

Escolha um filme bacana, adequado para a faixa etária de seu filho e que tenha a ver com a sua cultura familiar. Vale até um desenho que você assistiu na infância e gostaria de apresentar para o seu filho. Prepare pipoca e assista. No entanto, essa dica só é interessante para dias com chuva sem relâmpagos, já que as descargas elétricas podem danificar seus aparelhos eletrônicos. Se for aqueles dias garoentos, com aquela garoa chata e intermitente que dura o dia todo, a dica é ótima!

6. Brincadeiras do nosso tempo

Talvez o dia chuvoso possa ser um momento legal para apresentarmos algumas brincadeiras do nosso tempo que podem ser realizadas dentro de casa: caça ao tesouro, esconde-esconde, uma amarelinha improvisada, etc. Nesse texto, algumas dicas de brincadeiras antigas para você fazer em casa.

7. Leia livros e brinque de faz de conta

Eu tenho alguns livros infantis em casa, alguns até adquiridos através do Leia Para uma Criança, projeto lindo do Itaú. Se você tem tablet ou celular, pode também baixar alguns livros infantis. Nesse link da Universia há alguns títulos para serem baixados gratuitamente, por exemplo. Lembrando mais uma vez sobre o uso de aparelhos eletrônicos durante tempestades (veja o alerta no item 4).

Ler para uma criança traz muitos benefícios. A criança enriquece o vocabulário, há um aumento do vínculo, desenvolvimento da memória e da percepção, etc. Além disso, ler e brincar de faz de conta são atividades que estão lado a lado. Deixe a criança participar da história, imaginar-se como um dos personagens ou reproduzir a história sozinha, a sua maneira.

8. Aproveite para falar sobre a importância da chuva

É comum que as crianças se sintam frustradas com a chuva. Acredito que é um momento legal para conversar sobre esse fenômeno meteorológico. A chuva é importante para limpar a atmosfera, removendo parte dos poluentes que fazem mal para a saúde. Ela é essencial para as plantas, para a agricultura e consequentemente para a produção de alimentos. A chuva faz parte do ciclo d’água e possibilita que esse recurso vital seja renovado.

Recomendo esse lindo episódio de O Show da Luna que explica como a água vira chuva e esse outro que fala sobre o arco-íris. Que tal aproveitar para falar também que as nuvens possuem nomes? Crianças maiores vão adorar saber disso e aqui no Meteorópole temos vários posts que falam de classificação de nuvens, como esse que é o mais recente e um dos mais completos.

Começou a chover, procure abrigo de alvenaria

Antes de mais nada, como divulgadora de ciência gostaria de deixar um importante alerta: começou a chover, procure abrigo de alvenaria. E aqui em me refiro principalmente àquelas chuvaradas de fim de tarde, típicas das tardes de verão em boa parte do Brasil. Vocês sabem, aquelas tempestades com descargas elétricas, que muitas vezes podem ser assustadoras. Ainda demora um pouco para as férias de fim de ano, mas eu já quero começar a trabalhar a importância desse tema aqui no Meteorópole.

Todos os anos ocorrem casos horríveis de pessoas que são atingidas por raios em praias e outros espaços ao ar livre. As pessoas querem aproveitar as férias ao máximo e quando começa a chover, continuam na água do mar se refrescando ou até mesmo arriscam um banho de chuva. Não façam isso!

Os raios atingem os pontos mais altos do local onde a tempestade está acontecendo. Se você está ao ar livre, em um parque, praia, sítio, campo de futebol, etc, a probabilidade do raio te atingir é maior. Por essa razão, assim que começar a chover, procure abrigo de alvenaria. Na total ausência de uma construção de alvenaria, abrigue-se no interior de um veículo e espere a tempestade passar. Não se abrigue debaixo de árvores ou construções de palha, por exemplo.

Para saber mais sobre a importância de falar sobre esse assunto, leia esse post. Informe seus amigos e familiares. Divulgue para os seus alunos. Esse assunto é de extrema importância! Se você trabalha no gerenciamento de um hotel, resort ou clube, pense na possibilidade de colocar avisos para esclarecer os frequentadores do local.

Recentemente, vi um vídeo no Twitter (veja abaixo) muito assustador e que ressalta a importância de falarmos desse assunto.

Sejam precavidos, todo cuidado é pouco.

Espero que tenham gostado das minhas dicas. Eu percebo que meus posts sobre maternidade não são tão populares quanto os posts exclusivamente sobre Meteorologia, mas eu os escrevo com muito carinho. Meu blog é meu espaço, meu cantinho e é natural que eu também divida com vocês esse meu lado mamãe.

Boas brincadeiras.

Links adicionais