Como organizar sua carteira?



Vamos aprender a organizar a carteira, com algumas dicas que apliquei e gostei. Cortesia de Pixabay

Outro dia fiz uma compra no supermercado e fiquei em pânico na hora de pagar, porque eu não encontrava meu cartão. Fiquei ali alguns segundos procurando na carteira (pareceram uma eternidade) até que encontrei. Minha carteira estava tão bagunçada que eu não conseguia encontrar nada. Até porque nem era uma carteira propriamente dita:

Bolsinha toda esculhambada 🙁

Além de não ter as divisórias apropriadas, estava cheia de papéis inúteis e comprovantes de débito de meses passados. Eu decidi então dar um fim nessa bagunça. E quem me deu uma forcinha para essa organização foi a Mundo dos Heróis, que me mandou essa carteira linda da Mulher Maravilha:

Pensa numa carteira linda <3
Agora sim tudo ficou organizado. Eu nem tirei foto do interior da minha bolsinha esculhambada de pano porque estava uma bagunça. Essas divisórias são bem práticas para os cartões. Agora preciso manter a organização! Obrigada, Mundo dos Heróis.
Ela também tem essas divisórias que eu utilizei para colocar dinheiro, minha CNH e os comprovantes de débito do mês corrente.

No processo de organização, pesquisei e pensei em dicas para dividir com vocês, porque vida organizada é vida mais leve:

  • Escolha apenas os documentos essenciais.  Se você anda com o RG, tire uma cópia autenticada e não ande com a original. Como eu preciso da CNH, ando apenas com ela.
  • Leve consigo apenas com o cartão mais utilizado. No meu caso, é um cartão que é apenas de débito. Se você tiver um cartão pré-pago, é até mais interessante (por razões de segurança). Sabe aquele monte de cartões de loja? Evite andar com eles se não precisar fazer uma compra, até para evitar gastos desnecessários e assim controlar melhor o seu orçamento.
  • Tenha sempre uma quantia em dinheiro. Talvez algo entre R$20,00 e R$100,00. Se esse dinheiro estiver trocado, melhor ainda! Eu já passei por algumas situações chatas, simplesmente por estar sem dinheiro em espécie.
  • Deixe um cartão com seu nome e telefone. Existem pessoas honestas! Há alguns anos eu perdi minha carteira e entraram em contato comigo pois dentro dela havia um cartão de visitas de meu pai. Para não preocupar seus familiares sem necessidade, a melhor coisa é ter um cartão com suas próprias informações.
  • Use um compartimento da carteira para guardar comprovantes de débito/crédito: se você é adepto de guardar esses comprovantes para controlar seu orçamento, use um compartimento da carteira para guardá-los e mantê-los juntos e organizados.
  • Espaço adicional. Não esqueça de reservar um espaço para carteirinha de clube, academia, biblioteca, plano de saúde, etc. Mas você não precisa andar com todas essas carteirinhas. A carteirinha do plano de saúde, no entanto, é essencial, a gente nunca sabe quando pode precisar. Mas se você não vai ao clube todos os dias, talvez seja melhor deixar a carteirinha na bolsa que você costuma utilizar quando vai ao clube. Lembre-se da primeira dica: apenas documentos essenciais.
  • Carteira em viagens internacionais. Um amigo do meu marido certa vez foi roubado em outro país e levaram a carteira com tudo, inclusive a Reservista. Agora me diga: o que ele fazia com a Reservista na carteira? Quando a gente viaja para fora do país, a carteira precisa ficar ainda mais enxuta. Exceto no Mercosul, nosso RG (por exemplo) não tem valor como documento. Nesse caso é melhor manter a carteira apenas com cartão de crédito, dinheiro e um telefone de contato, já que o Passaporte não cabe dentro da maioria das carteiras.
  • Carteira nos dias de folga. Muitos andam com o crachá da empresa ou com a identidade funcional dentro da carteira. por razões de segurança, é melhor tirá-los de sua carteira quando você estiver de folga. A gente nunca sabe o que pode acontecer com nossas informações em caso de perda ou roubo. Além disso, algumas pessoas podem correr riscos físicos devido sua profissão (como policiais e juízes, por exemplo).
  • Carteira da OAB ou do CREA pode substituir o RG/CNH: Se você precisa apresentar a carteirinha da OAB ou do CREA no dia a dia e não utiliza o carro para trabalhar, saiba que pode deixar o RG/CNH em casa e ficar apenas com a carteirinha profissional, porque eles servem para a identificação pessoal. Com isso, evita-se ter documentos desnecessários dentro da carteira. Como meteorologista, eu tenho registro no CREA, porém não utilizo a carteirinha diariamente. Sendo assim, a deixo em casa e fico apenas com a CNH. Vejam, é importante pesar a necessidade do documento para não andar com a carteira cheia de itens desnecessários.
  • Faxina sempre! Sabe aquele monte de cartão de visita que a gente acaba acumulando dentro da carteira? Então, salve os telefones importantes no celular e guarde os cartões de visita em outro lugar. Eles só fazem volume! O mesmo para os comprovantes de débito/crédito de meses anteriores. Sendo assim, periodicamente, faça uma faxina em sua carteira para sempre manter o essencial.

Eu ando organizando minha vida em todos os sentidos. Esse processo começou no início de 2017 e se intensificou nos últimos meses. Eu percebi que vida organizada é vida mais leve, mais tranquila. Nunca mais quero passar pelo transtorno de não encontrar minhas coisas porque elas ficaram perdidas no meio da bagunça.

Se você quiser uma carteira igual a minha, pode adquiri-la clicando aqui. Há na verdade três modelos de carteiras da Mulher Maravilha, você pode vê-los clicando aqui.

São lindas!

Tem também um porta-moedas muito estiloso, também da nossa amada Mulher Maravilha:

Uma gracinha, não?

Eu já tinha um porta-moedas, mas eu estou pensando seriamente em substituir por esse para combinar com minha carteira. Muita gente não dá valor para as moedas, mas eu uso muito quando vou a feira ou quando compro um cafézinho na padaria. Os feirantes inclusive agradecem, é bom ter troco.

Os produtos da Mundo dos Heróis  vem muito bem embalados, você nota muito cuidado e muito carinho:

Eles vem embalados com cuidado e bem protegidos.

Não deixe de conferir a Black Friday da Mundo dos Heróis, que está com descontos ótimos e já garanta seus presentes de Natal. Lá tem opções muito bacanas de presentes criativos, com pegada nerd e geek e com preços bem legais. Eles têm presentes para as crianças também. O bacana da Mundo dos Heróis é que você encontra os produtos por personagem. Se seu filho é fã da Paw Patrol (Patrulha Canina), por exemplo, todas as opções de presente nesse tema já estão separadas e listadas.

E para finalizar,  organize sua vida, mantendo perto de você apenas o que é essencial e o que realmente tem a ver com você.

Mundo dos Heróis, muito obrigada.