Como organizo o meu dia utilizando agenda e lista de tarefas?



Cortesia de Pixabay

Vamos falar sobre organização e planejamento de atividades ao longo de um dia. Eu vou contar para vocês como eu faço meu planejamento e organização e espero que isso possa inspirar vocês, já que cada um encontra para si a melhor maneira.

Eu acredito que não tem uma fórmula certa: há quem prefira agendas tradicionais e há quem prefira aplicativos. Acredito que o melhor é ir fazendo vários testes para descobrir qual a melhor maneira de organizar suas atividades.

Google Calendar

Meu braço direito é sem dúvida o Google Calendar. Eu tenho o app instalado em meu celular e facilmente eu consigo inserir os compromissos futuros. Há a possibilidade de enviar lembretes por e-mail ou através de notificações no celular. Dependendo do compromisso, eu coloco os dois tipos de lembretes! Alguns compromissos exigem algum tipo de preparação (como um lanche especial para a escola, por exemplo), então colocar avisos específicos alguns dias antes do evento ajuda muito.

O Google Calendar é um aplicativo muito popular e é provável que vocês já conheçam. Além do app, como muitas das coisas do Google, é possível também consultar as informações no navegador. Como eu trabalho várias horar por dia na frente do PC, essa integração é bastante útil para mim.

Além disso, você pode colocar o endereço do local de seu compromisso no Google Calendar. E isso permite uma integração com o Google Maps, ou seja, você pode programar sua viagem até o local de seu compromisso.

O que eu coloco no Google Calendar: coisas como consultas e exames médicos meus e de meu filho, compromissos de trabalho,  avisos da escola (como a necessidade de mandar um prato para uma festinha, o presente para o aniversário de um amiguinho, um material escolar específico, etc), coisas chatas da vida de adulto (fazer imposto de renda ou resolver algo relacionado a um documento), ou seja, são compromissos dos quais não posso me esquecer de jeito nenhum.

‘Modo analógico’ para gerenciar listas de tarefas

O único app que eu utilizo atualmente para organização de compromissos é o Google Calendar. Eu sei que existem vários, mas como já tenho a conta no Google e utilizo vários serviços do site, eu gosto da integração que isso possibilita.

Eu utilizei o Evernote também, por um bom tempo. Você pode instalar no seu tablet ou celular e pode instalar também em seu PC. É possível sincronizar tranquilamente e o aplicativo é super fácil de utilizar. O aplicativo é ótimo e eu recomendo. Se você quer fazer listas de tarefas, ele ajuda muito.

O Evernote também possibilita anexar arquivos referentes a um determinado dia e eu acho que ele é muito bacana para quem está na faculdade e não utiliza mais cadernos tradicionais.

Apesar de recomendar o Evernote, eu percebi que eu funciono melhor no modo analógico! Isso mesmo, gente, eu gosto do bom e velho caderninho de notas. E eu acho que isso tem relação com o fato de eu gostar de material de papelaria.

Pensa numa paixão, hahaha. Eu evito comprar demais porque eu sou muito adepta da filosofia “use o que você tem” e eu realmente uso tudo o que fotografei.

Eu gosto muito de cadernos quadriculados, pois na minha opinião deixam as coisas mais organizadas e fica fácil caso eu precise fazer uma tabela rapidamente. Eu gosto de escrever usando grafite, porque eu detesto rasuras. Então escolho um grafite macio (B ou 2B) e sempre tenho a mão uma borracha bem limpa e macia.

Observando meus posts recentes, concluí que eu escrevo posts de blog à moda antiga, mostrando fotinhos e tudo o mais hehehehe

Eu faço minhas anotações separadas por dia. No início de cada dia, faço a minha to do list ou lista de afazeres daquele dia e vou riscando conforme eu concluo minhas tarefas. Se ficar algo por fazer, coloco um marcador colorido ou copio a tarefa para o dia seguinte. Utilizo também clips para colocar notas importantes que alguém me manda ou papéis que tenham relação com uma de minhas tarefas.

Minha pequena legenda com as cores e padrões dos meus marcadores.
Eu arquivo os cartões de visita que recebo nesse envelope que coloquei na capa do meu caderno. Era um envelope de DVD que comprei há alguns anos e reaproveitei.

Faço um sistema de marcadores coloridos com legenda, que coloco na primeira página do meu caderno. Dessa maneira consigo rastrear tarefas antigas ou informações de coisas que fiz nos últimos dias que podem me auxiliar na tarefa que estou realizando naquele momento. Vez ou outra também coloco um adesivo bonitinho, para ressaltar algo importante ou apenas para alegrar meu dia.  Também utilizo fitas adesivas coloridas para prender informações importantes no meu caderno de notas, que na verdade é uma mistura de agenda e caderno de notas.

Quando o caderno acaba, eu o arquivo. Já estou em meu segundo caderno. Eu comecei a adotar esse procedimento no começo desse ano e confesso que gostei bastante, eu me adaptei muito. Acredito que planejar seu dia e ir concluindo as tarefas que você está realizando tem que ser algo leve, já que nem todas as tarefas que a gente precisa realizar são boas ou agradáveis. Parece bobo, mas percebi ao longo do ano de 2017 que esse procedimento que adotei tem deixado meus dias mais felizes e agradáveis, além de me motivar e ajudar na organização.

Caderno de janeiro a outubro de 2017. Infelizmente ele não durou um ano completo, hahahaha.

Ah sim, o caderno sempre está comigo. Se eu preciso fazer alguma anotação rápida, eu a faço em um pequeno bloquinho de notas que sempre mantenho comigo e quando tenho a oportunidade, logo anexo no meu caderno.

A organização pode ajudar no trabalho do meteorologista?

Eu diria que ser organizado pode te ajudar em qualquer atividade. É bom treinar essa organização já na vida escolar, com os pais incentivando os filhos a terem o material escolar etiquetado, organizado e a ter os compromissos escolares anotados.

Como meteorologista e em especial no meu trabalho com banco de dados, eu acredito que anotar tudo me ajuda a ter um melhor controle das alterações que faço no banco de dados. Anotar as coisas e fazer uma lista de tarefa me ajuda a programar as atividades e a rastrear eventuais alterações nos programas que utilizo para acessar ou fazer um controle de qualidade dos dados.

Quando eu trabalhava na área de previsão do tempo, eu precisava escrever releases e pequenos textos de previsão para vários veículos de comunicação. Eu lembro que ia fazendo uma pequena lista, anotando todos os veículos de comunicação e portais que eu já tinha atendido. E era necessário ter uma ordem correta, porque cada um desses clientes esperava o material sobre previsão do tempo até um horário pré-estabelecido. Anotar as coisas me ajudava bastante quando trabalhava nessa área, sem sombra de dúvidas.

Ter tudo anotado também facilita na hora de elaborar um relatório, por exemplo. O bacana é que você não precisa fazer tudo em papel, como eu gosto de fazer. Cada um descobre sua melhor maneira de organizar. Nos comentários, o Vinícius comentou a respeito do iTextPad, uma ferramenta totalmente online. Você pode acessar sua lista de tarefas ou lembretes em qualquer computador e em qualquer lugar.  É uma alternativa ao Evernote, ferramenta que mencionei anteriormente e possui algumas limitações em sua versão gratuita.

Finalizando

Eu acredito que cada um encontra uma maneira de organizar sua vida e seus compromissos. Eu também penso que esse processo tem que ser divertido, porque a vida de adulto já é chata demais e tem coisas que a gente simplesmente tem que fazer, não adianta ficar reclamando. Apenas faça e comemore quando tudo der certo!

Espero que essas dicas simples e um pouco fofinhas te inspirem. E se você tiver alguma sugestão ou lifehack, deixe aí nos comentários.