Dúvida do leitor: Indicação de livro de Meteorologia para montanhista



Hoje vamos responder a dúvida de um montanhista. Cortesia de Pixabay

Recebi uma mensagem do Eder e gostaria de compartilhar aqui:

Cara Samantha, sou montanhista e gostaria de uma indicação de livro de climatologia, entender um pouco os processos climáticos básicos, nada além disso. Há alguns livros que dizem por exemplo que a pressão diminui na vanguarda de uma frente fria, mas eu quero saber também por que diminui apesar de o ar mais frio que está chegando ser mais denso. Coisas assim. Existe isso num livro só? Pra minha atividade é bom um pouco de conhecimento a esse respeito. Obrigado.

Em primeiro lugar, Eder, obrigada pela visita! E antes de falar sobre a pergunta do Eder, gostaria de mais uma vez destacar como a Meteorologia é uma ferramenta importante na realização de diversas atividades: turismo, agricultura, pecuária, montanhismo, surf, lazer e esportes em geral, etc. Aqui no caso, temos um montanhista!

E eu gostaria de aproveitar a dúvida do Eder para deixar aqui algumas importantes informações para quem realiza atividades ao ar livre:

  • Consulte a previsão do tempo: nesse post, eu ensino como vocês podem extrair o máximo de informação importante da previsão do tempo divulgada em sites especializados (e dou algumas dicas de sites).
  • Muito cuidado com as descargas elétricas: isso é super sério, gente! Muitas pessoas negligenciam sua própria segurança. Surf e montanhismo são dois ótimos exemplos de práticas feitas ao ar livre em que muitas vezes seus praticantes se encontram em espaços bem abertos. Em caso de tempestades na área de prática da atividade, o ponto mais alto daquele lugar pode ser você e dessa maneira há maior probabilidade de uma descarga elétrica te atingir. Nesse post eu falo bastante sobre esse assunto e agora durante a estação chuvosa em boa parte aqui do Brasil, vocês vão me ver escrevendo sobre isso várias vezes.
  • Cuidado com os raios UV: use roupas apropriadas, chapéu e óculos. Use também um bom filtro solar. Vocês também vão me ver escrevendo sobre isso várias vezes durante o verão brasileiro, mas eu recomendo esse post em que falo muita coisa sobre proteção solar.
  • Sempre busque informação, tenha equipamento adequado e tenha noção do nível de suas habilidades: isso é super importante.

Pronto, agora que já aproveitei da dúvida do Eder para dar essas importantes informações para vocês, eu vou recomendar alguns livros interessantes:

  • Previsão do tempo e clima – Forsdyke, A.G.: Eu resenhei esse livro aqui. É um livro antigo, tem algumas coisinhas que mereciam uma revisão, mas infelizmente ele não é mais publicado. Eu gosto dele porque é um livro de bolso e muitas das informações nele contida ainda são muito úteis.  Se você estiver passando por algum sebo (loja de livros usados), vale a pena procurar. Tem alguns serviços online, como o Estante Virtual (não é publi – bem que eu gostaria – eu já comprei no site e gostei, mas depende do vendedor). Nesse site, é possível comprar vários livros usados.
  • Introdução à Climatologia para os Trópicos – J. O. Ayoade: esse é um livro mais técnico, bem indicado para estudantes de Geografia. Porém se você pratica seu montanhismo em regiões tropicais, talvez te interesse conhecer um pouco mais sobre os trópicos. Falei sobre esse livro aqui.
  • Meteorologia – Noções Básicas (saiba mais sobre esse livro aqui): o time de autores desse livro é excelente. Só profissionais de qualidade, pessoas que realmente entendem de Meteorologia. São professores de departamentos relacionados à Meteorologia de 3 Universidades públicas de qualidade, incluindo a USP. O livro é realmente muito bom.
  • How to know and predict the weather? (saiba mais sobre esse livro aqui): eu ganhei esse livro de presente de um professor de mais de 90 anos! É um livro da década de 1950, também no formato pocket, indicado para quem faz atividades ao ar livre. Ele é bem legal, embora já tenha mais de 50 anos!
  • Meteorology Today (veja mais sobre esse livro aqui): esse livro é recomendado no curso introdutório de Meteorologia do IAG-USP. Ele é de fácil compreensão e recomendo para quem tem um nível intermediário de inglês e gosta bastante de Meteorologia.

Esses são os quatro livros que eu me lembrei e que acredito que podem interessar ao Eder e a outras pessoas que realizam atividades ao ar livre. Claro que a gente não vai conseguir encontrar tudo em um único livro. Além disso, eu não estou por dentro de todo o mercado editorial. Se vocês tem algum título para recomendar, escrevam nos comentários. Se alguma editora quiser me mandar algum livro sobre o assunto para que eu possa resenhar, também é bem-vinda!

Materiais na Web

Claro, nem preciso falar que há muito material na Internet. Eu procuro fazer o melhor aqui no Meteorópole, porém sempre indico para meus leitores outros sites e blogs que podem auxiliar. Como eu já disse em outras ocasiões, eu acredito na internet-livro, na troca de links e no compartilhamento de informações e espero que meu leitor não visite apenas o meu blog, mas sim que busque informação por toda a internet.

Para o caso específico da dúvida do Eder, recomendo aqui alguns links:

Como eu disse anteriormente, eu poderia colocar aqui vários links, pois existem em uma infinidade. Eu coloquei esses pois acho que tem um bom conteúdo em Meteorologia Básica. Eu já os consultei algumas vezes e sei que são bons, porém se você tem alguma dica adicional que seja boa para quem pratica atividades ao ar livre, deixe registrado nos comentários.

Finalizando

Gostaria de agradecer ao Eder pela excelente pergunta, que me deu a oportunidade de mencionar alguns outros aspectos para pessoas que buscam informações semelhantes as dele. Seja sempre bem-vindo ao meu blog.